JoaoAlbertoDe O Estado – O senador da República João Alberto (PMDB) afirmou que pretende convocar uma reunião ampla com deputados eleitos pelos partidos que sustentaram a candidatura do senador Lobão Filho (PMDB) na eleição de 2014 para que seja definida uma linha de atuação do grupo no pleito da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, drugs que ocorrerá no dia 1º de fevereiro.

João Alberto se reuniria ontem com o presidente do PMDB, search ex­deputado Remi Ribeiro, click para discutir os rumos do partido. A conversa, no entanto, foi adiada para a próxima quarta­feira, 21, e contará com a participação do senador Lobão Filho, um dos líderes do grupo político.

O senador quer tratar da eleição para presidente da Assembleia Legislativa e ouvir, posteriormente, os membros do grupo político. “Vou reunir todos os membros do grupo, não somente do PMDB, mas dos demais partidos, para ouvir o posicionamento de cada e definirmos juntos uma linha em relação à eleição para a presidência da Assembleia. Os partidos que estiveram conosco na eleição elegeram 29 deputados, portanto, é importante ouvir o que cada um pensa a esse respeito”, disse.

Coerência – João Alberto afirmou que não tem um posicionamento contrário à figura do deputado eleito Humberto Coutinho (PDT), mas ponderou que o grupo político do qual faz parte tem potencial para protagonizar uma candidatura de contraponto, se assim decidir.

“Eu sou contra dar murro em ponta de faca, acho que temos de buscar espaços sem perder a ética de posições políticas. Não tenho absolutamente nada contra a candidatura de Humberto, mas quero ver a posição do PMDB e dos demais partidos. Nós elegemos 29 deputados, sabemos do novo quadro político, somos realistas, mas temos de manter as nossas posições. Temos de ser coerentes”, disse.

Na quinta­feira, o presidente do PMDB, Remi Ribeiro, também havia tratado do tema com O Estado. Na ocasião, ele defendeu o alinhamento de posicionamento dos partidos que integram o grupo político para a eleição da Mesa Diretora da Assembleia.

“Não adianta caminharmos por rumos diferentes. Temos de alinhar pensamento e ocupar o nosso espaço, que agora é o da oposição”, afirmou.

No início do mês, após divergência entre a deputada eleita Andrea Murad e o deputado reeleito Roberto Costa, ambos do PMDB, Remi Ribeiro afirmou não enxergar motivos para que o grupo apoie a candidatura de Humberto Coutinho.

Ribeiro apoia o lançamento de uma candidatura adversária a Coutinho.

lobaofilhoentrevistaLobão Filho – O senador João Alberto assegurou a O Estado que o senador Lobão Filho, ex­candidato a governador do Maranhão, vai participar das decisões do PMDB no Maranhão.

Ele revelou que a reunião de ontem agendada pelo presidente da sigla, Remi Ribeiro, somente não ocorreu por causa da impossibilidade de Lobão Filho de participar.

“Como ficou inviável para o senador Lobão Filho comparecer ao encontro, decidimos então remarcar para a próxima quarta­feira. Lobão Filho foi o nosso candidato a governador, é um líder incontestável e por isso participará das decisões do nosso partido. Ele estará presente na nossa reunião”, disse.