Remi-RibeiroDe O Estado – O presidente estadual do PMDB no Maranhão, salve ex­deputado Remi Ribeiro, purchase se reunirá hoje com o senador João Alberto de Sousa em São Luís para discutir os rumos da legenda na Assembleia Legislativa.

Os líderes da sigla querem definir uma linha de atuação na eleição da Mesa Diretora da Casa, que ocorrerá no dia 1º de fevereiro ­ quando for iniciada nova legislatura ­, e a tomada de espaços no Legislativo, uma vez que, ao lado do PV, a sigla foi a que mais elegeu deputados.

A O Estado, Remi Ribeiro adiantou que, após a conversa de hoje com João Alberto, a direção da legenda convocará os demais membros e deputados eleitos para uma reunião mais ampla, com o objetivo de alinhar posicionamento.

“Vou num primeiro momento conversar com o senador João Alberto, expor alguns posicionamentos e ouvi­lo. Vamos tratar da eleição da Assembleia e de outros assuntos importantes do partido. Somente após essa conversa é que faremos um encontro com as demais lideranças para nos posicionarmos”, disse.

Ribeiro afirmou que é preciso haver unidade não só do partido, mas de todo o grupo político que agora está no campo da oposição ao Governo do Estado. “Não adianta caminharmos rumos diferentes. Temos de alinhar pensamento e ocupar o nosso espaço, que agora é o da oposição”, completou.

Divergência ­ – Na primeira semana do ano, a deputada eleita Andrea Murad (PMDB) e o deputado reeleito Roberto Costa (PMDB) entraram em divergência em relação à eleição da Mesa Diretora da Assembleia.

Andrea conclamou o grupo político ao qual pertence a lançar uma candidatura de contraponto à de Humberto Coutinho (PDT) ­ até então candidato único ao pleito. Ela afirmou que a candidatura de Humberto, além de se tratar de uma imposição do governador Flávio Dino (PCdoB), representa a velha política.

Já Roberto Costa afirmou que não irá se opor a Humberto, desde que sejam respeitados os tamanhos das bancadas na Mesa e nas Comissões Parlamentares. Naquela oportunidade, Remi Ribeiro corroborou com o posicionamento de Andrea Murad e ressaltou que não havia motivo algum para que o grupo aceitasse a indicação de Flávio Dino para o Legislativo.

Ribeiro também disse, naquela ocasião, que conversaria com os deputados a respeito. A conversa deve ocorrer agora, nas próximas semanas antes da eleição na Assembleia Legislativa.