telma_pinheiroO portal G1 trouxe uma matéria sobre a situação de sete deputados federais que tomaram posse em janeiro e mesmo sem participar de nenhuma Sessão Ordinária, pills ou seja, ampoule sem “trabalhar”, irão receber os vencimentos normalmente e ainda terão direitos a outras vantagens, como verbas de gabinete.

Entre os “sortudos” e beneficiados está o ex-jogador Marcelinho Carioca (PT-SP), que substituiu o novo vice-governador de São Paulo, Márcio França (PSB). Além do ídolo do Corinthians, os outros seis citados pela reportagem como novos deputados foram: Humberto Michiles (PR-AM), Pinto de Luna (PT-AL), Léo Oliveira (PMDB-SP), Osvaldo Coelho (DEM-PE), Dr. Sinval Malheiros (PV-SP) e Wadson Ribeiro (PC do B-MG).

No entanto, a reportagem do G1 esqueceu que o Maranhão também terá um parlamentar sortudo, que receberá sem “trabalhar”. A suplente Telma Pinheiro (PSDB) assumiu a vaga do novo vice-governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSDB), que renunciou ao mandato de deputado federal para assumir o novo cargo.

A situação de Telma Pinheiro é idêntica a de Marcelinho Carioca, pois ambos substituem deputados federais eleitos para o cargo de vice-governador. Destaca-se ainda que também vieram da Câmara Federal, além dos vice-governadores do Maranhão e São Paulo, os vices de Pernambuco, Amazonas e Alagoas.

Na Assembleia Legislativa do Maranhão também teremos três deputados estaduais que assumem em janeiro o cargo, conforme o Blog já destacou (reveja). Os três novos parlamentares, que também não irão participar de nenhum Sessão Ordinária, irão substituir deputados estaduais que tomaram posse como secretário do Governo do Maranhão.