escolacomunitaria

O prefeito Edivaldo inaugurou na manhã desta terça-feira (16) a primeira Cozinha Escola Comunitária da capital maranhense, nurse no bairro Vila Cascavel. Ele explicou que além de oferecer refeições a baixo custo para a comunidade do bairro e adjacências, discount a Cozinha também oferecerá à comunidade capacitações na área de gastronomia, purchase visando à inclusão no mercado de trabalho.

“Estamos inaugurando a primeira cozinha comunitária de São Luís, onde serão servidas cerca de 200 refeições ao dia, e cerca de 4 mil ao mês. Vamos não apenas servir as refeições, mas também oferecer à população cursos de gastronomia. Ou seja, será um espaço que vai envolver toda a comunidade”, anunciou o prefeito.

Edivaldo ressaltou a preocupação da administração municipal em garantir alimentação de qualidade e acessível à população em situação de vulnerabilidade social. Por isso, os beneficiários do Programa Bolsa Família pagarão somente o preço simbólico de R$ 1. Já idosos, crianças com risco nutricional e pessoas em situação de rua serão cadastradas na Cozinha Escola Comunitária e, de posse de uma carteira, poderão almoçar gratuitamente.

O serviço será coordenado através da Secretaria Municipal de Segurança Alimentar (Semsa) responsável pela gestão da política municipal de combate à vulnerabilidade alimentar em São Luís.

planoA Cozinha funciona de acordo com o que preconiza o Ministério de Desenvolvimento Social (MDS), que é atender pessoas em situação de insegurança alimentar e/ou vulnerabilidade social, preferencialmente aquelas indicadas pelos Centros de Referência em Assistência Social (Cras).

Durante a tarde desta terça-feira, o prefeito Edivaldo lançou oficialmente o Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Plamsan) de São Luís. O documento foi elaborado pela Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan) e coordenado pela Secretaria de Segurança Alimentar (Semsa). A Prefeitura de São Luís obteve destaque nacional a ser o primeiro município do país a entregar o plano obedecendo a todos os critérios estabelecidos. O plano é um instrumento de planejamento, gestão e execução da política municipal para a área nos próximos quatro anos.

“Essa é uma ação intersetorial, que envolve várias secretarias municipais com o intuito de beneficiar a população de São Luís. O plano vem reiterar que o trabalho na área da Segurança Alimentar que é desenvolvido com muito compromisso e responsabilidade por essa gestão”, afirmou o prefeito Edivaldo, durante a solenidade no auditório do Palácio de La Ravardière, sede da Prefeitura de São Luís.