pf

A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (02), decease a Operação Ferro e Fogo I e II, buy que culminou com a decretação da prisão provisória de 17 pessoas, sendo funcionários do IBAMA, INCRA e Secretaria de Meio Ambiente do Maranhão (SEMA).

As investigações tiveram início em setembro de 2013, por meio da instauração de Inquérito Policial, na Delegacia Especializada em Repressão a Crimes Contra o Meio Ambiente – DELEMAPH/SR/DPF/MA – em razão da comunicação feita pelo IBAMA de que alguns servidores da autarquia estariam envolvidos em atividades ilícitas relacionadas, inclusive, com áreas protegidas da Amazônia.

As investigações revelaram desvios de condutas de 15 (quinze) servidores do IBAMA, de 01 (um) servidor do SEMA e de 02 (dois) ex-superintendentes adjuntos da SEMA, sendo que um deles ocupa hoje o cargo de Superintendente do INCRA do Estado do Maranhão.

Os investigados serão indiciados e responderão, na medida de suas culpabilidades, pelos crimes de quadrilha ou bando, concussão, corrupção passiva e ativa, prevaricação, advocacia administrativa e violação de sigilo funcional, cujas penas, somadas, podem chegar a 25 anos de reclusão.

Entre os que tiveram a prisão decretada estão o atual Superintendente do INCRA e ex-Superintendente da SEMA, Antônio Cesar Carneiro de Souza (Cesar Carneiro), o vereador de Chapadinha Antônio Eduardo Dantas de Sá (Eduardo Sá), que também foi Superintende da SEMA da parte de Recurso Florestal e o analista do IBAMA e candidato a deputado estadual pelo PEN, Antônio Lima Campos Júnior (Júnior Campos).

Veja acima a relação que o Blog teve acesso com o nome de 17 pessoas que tiveram as prisões temporárias decretadas.