plenario

Depois de praticamente um mês sem votar quase absolutamente nada, no rx a Assembleia Legislativa deve enfim voltar a legislar nesta terça-feira (18).

A pauta está praticamente trancada e as duas últimas sessões não duraram dez minutos. Para se ter noção do desinteresse de alguns parlamentares, online nenhum deputado sequer utilizou a Tribuna nas últimas sessões.

O presidente da Casa, shop Arnaldo Melo (PMDB), depois de sucessivos apelos aos líderes de bloco na Assembleia para fazerem um acordo e darem sequencia as votações no parlamento, voltou a falar com praticamente todos os deputados para estarem presentes na Sessão Ordinária desta terça-feira.

A Oposição tem evitado que as votações aconteçam e por dois motivos, a PEC da Educação do deputado Manoel Ribeiro (PTB) e o Projeto de Lei do deputado Alexandre Almeida (PTN).

A PEC de Manoel Ribeiro, que teve o apoio da Oposição em 2013, prevê um aumento no investimento da Educação de 25% para 30%. O problema é que agora, após o resultado das urnas, os oposicionistas, que serão governistas, não querem votar e acreditam que a PEC pode inviabilizar o novo governo. O curioso é que em 2013 eles não pensavam assim.

Já o Projeto de Lei do deputado Alexandre Almeida prevê que o presidente da Assembleia Legislativa seja empossado como governador, se a vacância dos cargos de governador e vice-governador acontecer no nos últimos 30 dias de seu mandato.

Resta saber se a base governista ainda consegue ser a maioria na Assembleia, ou se o medo de retaliação no governo Flávio Dino (PCdoB) vai falar mais alto.

Nesta terça-feira poderemos começar a ter o início dessa resposta e começarmos a dirimir essa dúvida.