marcelotavaressetembroOs deputados oposicionistas, order que serão governistas a partir de janeiro de 2015, buy cialis irão fazer de tudo para evitar que o Projeto de Lei do deputado estadual Alexandre Almeida (PTN), and seja aprovado no Plenário da Assembleia.

O projeto, que já teve o aval da Comissão de Constituição e Justiça, prevê que o presidente da Assembleia Legislativa seja empossado como governador, se a vacância dos cargos de governador e vice-governador acontecer no nos últimos 30 dias de seu mandato.

Mas engana-se quem imagina que a preocupação da Oposição seja com o fato do presidente da AL, Arnaldo Melo (PMDB), assumir o Governo do Maranhão, pois isso acontecerá de qualquer maneira, caso a governadora renuncie. O receio e os olhos dos oposicionistas estão voltados para a presidência da Assembleia.

É que se Arnaldo Melo assumir o Governo do Maranhão com a atual legislação, ele retorna para a presidência do parlamento em janeiro, mas se o Projeto de Lei de Alexandre Almeida for aprovado, Arnaldo Melo assume em definitivo, durante dias, o governo e renuncia ao mandato de deputado, sendo feita uma eleição para a presidência e é exatamente aqui o “X” da questão.

Os oposicionistas temem que se um deputado que foi reeleito vencer tal eleição, esse parlamentar pode colocar dificuldades para a eleição do deputado estadual eleito, Humberto Coutinho (PDT), em fevereiro, afinal tende a ser candidato para permanecer no cargo. Coutinho é o candidato do governador eleito Flávio Dino (PCdoB).

A Oposição já prometeu que irá ingressar com uma ADIN (Ação Direta de inconstitucionalidade) no Tribunal de Justiça do Maranhão. No entanto, se não lograr êxito, os oposicionistas tem uma “carta na manga” chamada Marcelo Tavares (PSB).

Se tiver uma eleição para a presidência da AL, o candidato da Oposição será Marcelo Tavares. Os oposicionistas apostam que por ter um bom relacionamento com praticamente todos os colegas, já ter presidido o parlamento e principalmente por ser o futuro Chefe da Casa Civil, Tavares venceria a eleição.

Com o trunfo de ter um candidato que será um homem forte no próximo governo, a Oposição acredita que os deputados governistas, principalmente aqueles que mesmo tendo perdido a eleição querem continuar sendo governo, não deixariam de votar em Marcelo Tavares, ao contrário, elegeriam Tavares e abririam caminho para continuar com algumas benesses do Palácio dos Leões.