Ícone do site Blog do Jorge Aragão

Uma das injustiças das eleições 2014

jotapinto2Como em toda eleição, try e nesta não foi diferente, acontecem algumas injustiças, mas indubitavelmente a maior delas em 2014 foi a não reeleição do deputado estadual Jota Pinto (PEN).

Jota Pinto conseguiu mais de 37 mil votos, sendo o 22 º mais votado entre todos os candidatos, mas mesmo assim não conseguiu se reeleger, ficando como o primeiro suplente da coligação “Vamos Juntos Pelo Maranhão”.

Com deputado Jota Pinto foi um parlamentar atuante e levantou várias bandeiras na Assembleia, entre elas a defesa da Baixada Maranhense, criando a Frente de Defesa da Baixada Maranhense. Conseguiu ainda aprovar inúmeros projetos de sua autoria e foi com maestria presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia, a mais importante do parlamento maranhense.

Jota Pinto por lealdade, coerência e amizade permaneceu no seu grupo político até o fim da eleição, e ressalte-se, foi um dos poucos deputados que não cruzou os braços ou pulou do barco, ao contrário, vestiu a camisa e ajudou, na medida do possível, as candidaturas de Lobão Filho e Gastão Vieira,

Para buscar a reeleição Jota Pinto traçou o que considerou a melhor estratégia, saindo do temido chapão e buscando alianças com partidos do “tamanho” do recém-criado PEN. No entanto, por ironia do destino, se tivesse encarado o chapão, Jota Pinto teria se elegido com tranquilidade.

Jota Pinto montou tão bem o partido que fez a legenda crescer. Em 2015 o PEN manterá um deputado estadual e conseguiu eleger dois deputados federais, os únicos em todo o Brasil.

O pior é que o drama vivido por Jota Pinto não é o primeiro, pois viveu a mesma situação em 2008, quando disputou a Câmara de Vereadores de São Luís. Naquela oportunidade foi o sexto mais votado, mas não conseguiu se eleger. No entanto, a vitória veio dos anos depois, em 2010, quando se elegeu deputado.

Indiscutivelmente perderá a Assembleia Legislativa, a Baixada Maranhense e a política do Maranhão com a não reeleição de Jota Pinto, uma das injustiças das eleições 2014.

Sair da versão mobile