juscelinotufilandia

O Blog postou em setembro “Os parentes que disputam as eleições 2014 no Maranhão”, sick onde na oportunidade lembrava da dificuldade de parentes conseguirem se eleger no mesmo pleito e relacionava os casos existentes nesta eleição.

Algumas dobradinhas entre parentes conseguiram ter êxito total e os dois conseguiram se eleger e isso aconteceu em pelo menos quatro situações. No entanto, sale na maioria dos casos apenas um ou nenhum dos dois conseguiu sair dar urnas com um resultado favorável.

O deputado federal Cléber Verde (PRB) não só conseguiu se reeleger como também elegeu o irmão, salve Júnior Verde (PRB), para a Assembleia Legislativa. A mesma situação aconteceu com Sarney Filho (PV), que se reelegeu e de quebra assegurou uma vaga para Adriano Sarney (PV), seu filho, como deputado estadual.

O deputado estadual Stênio Rezende (PRTB) mostrou, mais uma vez, que é bom de voto e chegou a mais uma reeleição. Stênio também ajudou muito na eleição do sobrinho Juscelino Filho, que chega a Câmara Federal com uma votação expressiva.

Quem também comemorou em família a eleição foram os cunhados Andrea Murad (PMDB) e Sousa Neto (PTN), ambos conseguiram se eleger com ajuda do pai e sogro, respectivamente, Ricardo Murad (PMDB), para a Assembleia Legislativa.

Setimo-SocorroErrado – No entanto, a dobradinha não funcionou na maioria dos casos. Enquanto o deputado federal Pedro Fernandes (PTB) comemorou sua reeleição, o seu irmão, o deputado Manoel Ribeiro (PTB), não conseguiu retornar ao parlamento estadual.

O ex-prefeito de São Luís, João Castelo (PSDB), conseguiu se eleger para a Câmara Federal, mas não conseguiu, desta vez, ajudar a filha, Gardênia Castelo (PSDB), a se reeleger na Assembleia Legislativa. Já o deputado estadual Carlinhos Florêncio (PHS), conseguiu sua reeleição, mas não conseguiu eleger o filho, Florêncio Neto (PHS), para deputado federal.

O jovem Glalbert Cutrim (PRB) chega a Assembleia Legislativa com uma votação de dar inveja, mas tal votação não foi refletida na candidatura do tio, o ex-presidente do Tribunal de Justiça, o desembargador Raimundo Cutrim (PSDB), que tentou, sem sucesso, uma vaga na Câmara Federal.

O caso mais emblemático vem de Timon, onde os dois parentes não conseguiram lograr êxito nas urnas. O deputado federal Sétimo Waquim não conseguiu se reeleger e muito menos ajudar a esposa, a ex-prefeita de Timon, Socorro Waquim, a chegar a Assembleia Legislativa.