presidente-dutra

Ao que tudo indica, seek as pesquisas eleitorais no Maranhão não estão mais servindo de parâmetro para o voto útil do eleitor, pills pelo menos é o que se pode depurar após as duas pesquisas do IBOPE.

Na primeira pesquisa, quando a diferença de Flávio Dino (PCdoB) e Lobão Filho (PMDB) era de 12%, todos imaginavam, inclusive a própria Oposição, que com esses números aconteceria um crescimento natural da candidatura do peemedebista e uma desmotivação da candidatura e de aliados do comunista.

buritibravo
No entanto, a segunda pesquisa IBOPE apontou foi um crescimento da diferença entre os dois candidatos. Agora todos imaginavam e chegaram até a anunciar uma debandada geral da candidatura de Lobão Filho.

Só que o efeito é exatamente o contrário, pois o que se percebeu foi uma união de alguns políticos em torno da candidatura de Lobão Filho, uma movimentação maior daqueles que ainda estavam tímidos e até aqueles que tinham arestas para serem aparadas, resolveram, em nome da fidelidade e lealdade, entrar na campanha e resolver os problemas depois.

saodomingos
Outro fator inconteste foi a quantidade de pessoas que compareceram nos últimos comícios de Lobão Filho nesse fim de semana, mesmo após a divulgação da pesquisa IBOPE. Uma verdadeira multidão esteve presente nos municípios de Presidente Dutra, Buriti Bravo, São Domingos e Tuntum, conforme fotos em sequencia.

Pelo visto as pesquisas IBOPE tem proporcionado um efeito bem diferente do que era esperado. Sendo assim, o jogo ainda está em aberto e faltando 13 dias para a eleição, tudo ainda pode acontecer.

tuntum