flaviodinonovaDe O Estado – Os dados do Anuário Estatístico de Turismo – 2014, pills relatório detalhado do Ministério do Turismo (MTur) sobre a entrada e movimentações de turistas no Brasil, contesta informação oficial prestada pelo Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), no ano passado, ainda sob o comando do ex-presidente Flávio Dino (PCdoB), de que mais de 6 milhões de turistas estrangeiros haviam visitado o país.

Segundo o relatório anual de entrada e movimentação de turistas do MTur, entraram no país, em 2013, 5.813.342 turistas e não mais de 6 milhões, como anunciou a Embratur no dia 5 de dezembro do ano passado. A diferença chega perto da casa dos 200 mil turistas.

Procurada pela reportagem de O Estado, a assessoria de imprensa de Flávio Dino – que atualmente concorre ao cargo de governador do Maranhão, mas era o presidente da autarquia federal à época do anúncio da chegada do turista número 6 milhões – solicitou que a assessoria da Embratur fosse acionada para explicar o assunto.

Até o fechamento desta edição, a autarquia federal também ainda não havia se posicionado sobre o caso.

Comemoração – Apesar da flagrante discrepância entre os números, no site da Embratur ainda é possível acessar o texto cujo título é: “Brasil bate recorde e chega a 6 milhões de turistas estrangeiros”.

Na matéria, distribuída e replicada em veículos de todo o país, Flávio Dino aparece ao lado da turista argentina Nadia Panis, no Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim, o Galeão, no Rio de Janeiro. Ela recebeu do comunista uma espécie de certificado, com o número 6.000.000 estampado em azul, um brigadeiro e um mapa do Rio.

“Estamos batendo um recorde histórico no número de visitantes estrangeiros no país. Mesmo com as crises internacionais, o Brasil está se consolidando como um destino turístico aos

olhos do mundo”, comemorou o então presidente da Embratur.

Ainda no texto oficial publicado no site da Embratur, destaca-se o objetivo para 2014: ultrapassar a marca dos 7 milhões de turistas estrangeiros, em virtude da realização da Copa do Mundo de futebol no país.

“Com esse marco histórico, a Embratur trabalha agora para alcançar, no próximo ano, um outro patamar de entrada de turistas estrangeiros no Brasil. A realização dos megaeventos como a Copa do Mundo colaboram para bater o novo recorde. São esperados 600 mil estrangeiros visitando o Brasil durante o período do Mundial, em 2014”, diz o release.

A comemoração da falsa entrada do turista estrangeiro número 6.000.000 no Brasil, realizada no Galeão também contou com painéis fotográficos dos principais destinos turísticos do país espalhados pela sala de desembarque. Músicos recepcionaram a suposta turista de número 6 milhões, que veio ao Brasil passar férias com as amigas.