eduardobraideoutubroApesar de ter parabenizado a governadora Roseana Sarney e o secretário de Saúde, thumb Ricardo Murad, cialis pela inauguração do Hospital do Câncer, realizado na última segunda-feira (25), o deputado estadual Eduardo Braide (PMN) cobrou do Governo do Maranhão a criação do Fundo Estadual de Combate ao Câncer.

O Fundo Estadual de Combate ao Câncer foi criado pela Assembleia em 2011. O projeto é de autoria do próprio Eduardo Braide e foi aprovado por unanimidade. No entanto, aguarda ainda ser regulamentado para que os recursos possam ser utilizados na luta contra a doença.

“Até hoje o Poder Executivo não encaminhou para esta Casa o Projeto de Lei Complementar para que sejam destinados recursos do Fundo Estadual de Combate ao Câncer aos hospitais que cuidam desses pacientes. Faço um apelo para que o governo veja isso o mais rápido possível, pois já foram feitos contatos no sentido da Consultoria Legislativa desta Casa de encaminhar inclusive uma sugestão de minuta dessa lei complementar que já foi encaminhada ao Poder Executivo, mas até agora nada”, declarou.

Eduardo Braide afirmou que o processo se encontra na Seplan e reclamou que não tem conseguido contatos telefônicos com o secretário da pasta, João Bernardo Bringel.

“Como não tenho conseguido contatos telefônicos com o Dr. Bringel, eu peço desta Tribuna para que ele o mais rápido possível possa encaminhar essa mensagem, para que a gente possa votar. Porque aí sim, eu posso dizer que o governo começou de verdade a começar a fazer alguma coisa pelas pessoas que lutam contra o câncer”, declarou.

O parlamentar ainda disse que a sua maior preocupação agora é com a questão da radioterapia, que, segundo ele, não será atendida pelo Hospital do Câncer.

“O Hospital do Câncer tratará exclusivamente da questão SPA, que é o serviço de pronto atendimento da questão da quimioterapia e da questão das cirurgias oncológicas, mas o grande gargalo que existe hoje no tratamento do câncer no Maranhão chama-se radioterapia, e até onde me consta não haverá nenhum aparelho de radioterapia no Hospital do Câncer”, finalizou.

Eduardo Braide tem travado essa luta em defesa dos portadores de câncer desde o início do seu mandato, mas ainda aguarda um posicionamento oficial do Governo do Maranhão.

O parlamentar também acabou sendo destaque no site oficial do PMN como um dos mais assíduos na Assembleia Legislativa (veja aqui).