cancer1Pacientes oncológicos maranhenses terão à disposição, thumb a partir desta semana, ailment uma unidade de saúde estadual totalmente especializada para oferecer atendimento de qualidade no tratamento da doença. Trata-se do Hospital de Câncer do Maranhão Dr. Tarquínio Lopes Filho (Geral), que será inaugurado pela governadora Roseana Sarney e pelo secretário de Estado da Saúde, Ricardo Murad, nesta segunda-feira (25), às 15h, oficializando a oferta de 123 leitos de internação clínica, cirúrgica, de UTI e semi-intensivos para pessoas com câncer.

“Este é um momento histórico na saúde do Maranhão, que passa a ter um hospital especializado, com toda a estrutura física, de equipamentos e profissional, para atender os pacientes que necessitam de atendimento oncológico. Esta será mais uma grande conquista para a saúde pública do nosso estado, pois vamos agilizar a assistência às pessoas com câncer”, enfatizou o secretário Ricardo Murad.

Segundo afirma o diretor Luiz Alfredo Netto Guterrez, “este passa a ser o melhor hospital especializado em tratamento de câncer do estado”. Ele adianta que todos os pacientes oncológicos que estavam na fila de espera por cirurgias no hospital já foram atendidos, o que agiliza o atendimento a partir de agora.

O Hospital Tarquínio Lopes Filho já oferecia assistência oncológica, clínica e cirúrgica, mas dispunha de apenas 24 leitos para pacientes com câncer, o que limitava sua capacidade de atendimento. Com o remanejamento das demais clínicas cirúrgicas para o Hospital de Alta Complexidade Dr. Carlos Macieira, foi possível transformar aquela unidade no Hospital de Câncer do Maranhão.

Para ampliar o Serviço de Pronto Atendimento (SPA), a unidade de cuidados paliativos e o salão de quimioterapia do Hospital de Câncer do Maranhão, foi preciso remanejar o atendimento de ambulatório para o Centro Ambulatorial de Atenção à Saúde do Paciente Oncológico, que também entrará em funcionamento nesta segunda-feira (25), na avenida São Luís Rei de França.

cancerO SPA, que já funciona 24 horas, contará com consultório, salas de classificação de risco, dois leitos de estabilização, sala de medicação (com cinco poltronas elétricas), seis leitos de observação feminina e oito masculinos. “Teremos profissionais capacitados e especializados que vão oferecer um diferencial de comodidade e segurança aos pacientes”, adiantou Luis Alfredo.

Para ampliar a capacidade de tratamento dos pacientes, o hospital aumentou de sete para 21 o número de poltronas com pontos de infusão no salão de quimioterapia (onde o paciente recebe o medicamento quimioterápico). “Estamos triplicando o número de poltronas elétricas e implantamos o sistema de som ambiente para que o paciente tenha maior conforto, enquanto recebe a medicação”, explicou Luis Alfredo.

Cuidados paliativos – Uma enfermaria de cuidados paliativos (definidos pela Organização Mundial de Saúde em 1990, e recomendados para todos os países como parte da assistência integral ao ser humano) também foi equipada dentro da unidade, com 14 leitos. No local, será dada assistência a doentes crônicos, que não têm mais prognóstico terapêutico, cuja enfermidade está em progressão e ameaça a continuidade da vida.

O Hospital de Câncer do Maranhão conta também com centro cirúrgico com cinco salas, uma UTI com 11 leitos e cinco leitos de semi-intensiva, para pacientes pós-operatório.