ampliaçao

Seguindo a determinação do prefeito Edivaldo para a reestruturação da rede municipal de saúde, story a Prefeitura de São Luís iniciou a reforma do Hospital Odorico Amaral de Matos (Hospital da Criança), nurse na Alemanha. A partir do próximo mês, o atendimento ambulatorial será transferido para um prédio de dois pavimentos, em frente ao Hospital Português, na Rua do Passeio, no Centro, até a conclusão da reforma. O prédio dispõe de 16 salas com toda a estrutura necessária para garantir um bom atendimento.

“Temos como prioridade garantir não somente o atendimento à população em geral como também o conforto aos pacientes e aos profissionais que estão lotados no Hospital da Criança. Por esta razão, decidimos tomar esta medida enquanto a reforma estiver sendo executada. Trata-se de um local que será preparado e que terá todas as condições de atender bem a população”, destacou a titular da Secretaria de Saúde (Semus), Helena Duailibe.

A obra no setor ambulatorial do Hospital da Criança inclui a reforma e adequação das seis salas para consultas, disponibilização para espaço de raio-X, da farmácia hospitalar e laboratório para exames de rotina. A reforma que está sendo realizada no Hospital da Criança permitirá a inauguração de novos espaços, como um centro cirúrgico com quatro salas de grande porte para a realização de cirurgias e a construção de uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) com 11 leitos.

Após a reforma, a Prefeitura vai entregar à população um Hospital da Criança novo, com mais 25 enfermarias, que com as oito existentes atualmente, vão totalizar 178 leitos de internação. Além disso, a unidade continuará funcionando 24 horas e oferecendo atendimentos ambulatoriais e de urgência, consultas especializadas em neuropediatria, dermatologia e cardiologia pediátricas e gastropediatria, entre outras. “Vamos ter em breve um hospital que será referência no atendimento a este tipo de público na cidade. Ou seja, é o Município oferecendo saúde e bem estar à população em geral”, destacou Helena.

A partir do próximo mês, também funcionará no prédio na Rua do Passeio o setor ambulatorial do Centro de Especialidades Médicas do Filipinho.