sauloO penúltimo entrevistado na Rádio Mirante AM, order na primeira série de entrevistas com os candidatos ao Governo do Maranhão, foi o candidato Saulo Arcangelli do PSTU. Nesta sexta-feira (15), foi sabatinado durante 1h30m por jornalistas do Sistema Mirante de Comunicação.

O Blog, novamente, faz um resumo da entrevista do candidato e disponibiliza alguns dos pontos mais importantes dos questionamentos respondidos pelo professor universitário Saulo Arcangelli.

Candidatura
“A nossa candidatura é uma alternativa de esquerda. Nosso partido tem buscado reivindicar nas ruas e com manifestações o direito dos trabalhadores. Não temos muita esperança com o resultado da eleição, pois o sistema atual é muito injusto e incipiente, principalmente para os partidos de esquerda. A nossa estratégia é aproveitar as redes sociais e dialogar com o trabalhador no corpo a corpo”

União
“Fizemos algumas reuniões para uma aliança no Maranhão com outros partidos de esquerda – PSOL e PCB – mas não evoluiu. Talvez muito pela questão nacional, mas entendo que unidos seriamos mais fortes e seria importante. No entanto, também existem diferenças importantes, o PSOL, por exemplo, à nível nacional recebe financiamento de empresas, nós não aceitamos. Só que é importante destacar que todas as três candidaturas no Maranhão são legítimas”

Sistema eleitoral
“De forma alguma é democrático, inclusive o processo eleitoral é apenas para legitimar quem está no poder. Atualmente o sistema é injusto e não tem nada de democrático”

Dino e Lobão
“As duas candidaturas representam o atraso do Maranhão, pois ambas possuem políticos responsáveis pelo atraso do nosso Estado”

Trabalhadores
“Os trabalhadores são a maioria e eles precisam entender que podem governar e não serem explorados pela minoria”

Corrupção
“Os corruptos que estão com Flávio Dino, irão governar com ele. São vários os corruptos ques estão com ele e se fossemos citar aqui iremos demorar um pouco”

Movimentos
“Os movimentos de junho de 2013 foram legítimos e importantes, pois ensinaram que é possível se mobilizar para reivindicar seus direitos. Só a luta muda a vida”

Eleitor
“O eleitor está cético com a política, mas temos a tarefa, no corpo a corpo, de demonstrar que o nosso partido está sempre ao lado dos trabalhadores e não apenas no período de eleição em busca do voto”

Educação
“Iremos investir 10% do PIB na Educação Pública, realizando concursos, combatendo essas fundações e empresas terceirizadas que são de amigos dos governantes e melhorar o salário e as condições de trabalho dos professores. Só assim conseguiremos melhorar a nossa Educação. O analfabetismo cresceu nos últimos anos no governo Roseana Sarney e isso é uma vergonha. Em São Luís, a Educação é administrada pelo PCdoB de Flávio Dino e é esse o modelo de Educação que eles querem para o Maranhão, o mesmo modelo de Madeira em Imperatriz, que não respeita os professores”

Lei de Responsabilidade Fiscal
“Defendemos o fim da Lei de Responsabilidade Fiscal, pois é uma Lei utilizada sempre contra os trabalhadores, sempre que existe uma reivindicação de melhor salário para a classe trabalhadora”

Pesquisas
“Quem paga a banda, escolhe a música. Assim funciona com as pesquisas eleitorais, pois tem pesquisa para tudo que é gosto e só serve para confirmar o plebiscito que alguns defendem. Os donos de institutos de pesquisa são ligados a Flávio Dino e Lobão Filho. Eles com essas pesquisas apostam no voto útil”

Socialismo
“A nossa intenção é acabar com o sistema capitalista que massacra o trabalhador. Nós somos defensores do socialista, mas isso é uma transição que pretendemos fazer. Defendemos que a riqueza produzida seja dividida por quem produz, ou seja, o trabalhador”