pedrosaO entrevistado desta quinta-feira (14), prostate na Rádio Mirante AM, ampoule dando sequência as entrevistas realizadas com os seis candidatos ao Governo do Maranhão, foi o candidato do PSOL, Luís Antônio Pedrosa.

O Blog, novamente, faz um resumo da entrevista do candidato e disponibiliza alguns dos pontos mais importantes dos questionamentos respondidos pelo advogado Pedrosa.

União da ultraesquerda
“Eu contesto o sufixo ultraesquerda, pois se tem a ultraesquerda, tem a ultradireita e quem seria a ultradireita no Maranhão? A união das esquerdas no Maranhão tem alguns obstáculos. O PSOL tem algumas características diferentes do PSTU e PCB. Nós adotamos a democracia com referência e não temos saudades do socialismo da União Soviética. Existe diferença do cunho teórico e também precisamos afirmar nossas lideranças no Maranhão”

Oportunismo
“No Maranhão estamos descambando para o oportunismo e não mais pragmatismo. Não existe divergência política entre Lobão Filho e Flávio Dino. O PCdoB compõe o governo Dilma, mas a necessidade de derrotar o grupo Sarney a qualquer custo, fazem com que equivocadamente se unam com a ultradireita”

Sarney
“Não é derrotar o grupo Sarney, é sabermos o que vamos botar no lugar e não mudar por mudar. O sujeito que passou muito tempo no grupo Sarney e muda de lado, não tem autonomia para pregar mudança e não é confiável”

Diferente
“Nossa campanha é diferente, pois não pregamos cartazes em locais públicos, não terei carro de som para incomodar a população e não iremos à busca do voto a qualquer preço, temos que respeitar a nossa população e o eleitor. A nossa campanha tem que representar o novo em tudo e temos que dar exemplo, será uma campanha cidadã”

Classe Política
“Uma grande quantidade de membros da classe política do Maranhão devia ficar atrás do muro de Pedrinhas. No nosso governo a corrupção será zero. Se nós criminalizássemos o mau gestor, estaríamos num mundo bem melhor. Nos dois grupos políticos principais do Maranhão, tem criminosos que deveriam está em Pedrinhas e isso é visível pelo crescimento do patrimônio dessas pessoas. Não existe diferença entre a oposição conservadora e o grupo dominante”

Jackson Lago
“Existe uma enorme diferença entre Jackson Lago e Flávio Dino, o Jackson era um líder nato, com capacidade de liderar e congregar seus aliados num esforço com um único sentido, mas infelizmente teve que fatiar o poder e as secretarias e deu no que deu”

Mudança
“Já tivemos uma prova desse exemplo de mudança que está sendo apresentada para o Governo do Maranhão. O exemplo maior é São Luís, que não houve mudança alguma e nenhum cidadão tem coragem de dizer o contrário. É esse o modelo que nós vamos colocar no lugar do grupo Sarney? Então esse é o debate que nós temos que fazer. E nós temos todo o direito de transformar essa discussão que considero legítima no processo eleitoral. Nós temos um grupo que se propõe a mudança que age com as mesmas práticas dos que estão no poder”

Voto
“Não queremos apenas marcar posição, queremos dar a oportunidade para que o eleitor não troque seis por meia dúzia, pois existe um número grande de eleitores que não quer ficar nessa política tradicional. O eleitor precisa entender que o único momento em que somos todos iguais é na hora do voto”

Voto útil
“O voto útil faz parte do discurso das elites brasileiras, esses candidatos querem transformar a eleição do Maranhão num plebiscito, só que o primeiro turno veio para evitar isso. Então no primeiro turno se vota no melhor, sem essa história de voto útil. Queremos desafiar esse plebiscito que querem transformar a eleição”

Pesquisas
“As pesquisas no Maranhão são uma incógnita, mas para nós que não temos vinculo com nenhum instituto, somos sempre prejudicados. As pesquisas apenas reforçam a tese de plebiscito”

Movimentos Sociais
“Sou produto dos movimentos sociais e se alguém pode falar dos movimentos sociais sou eu. Não fui criado dentro de escritórios no ar refrigerado, mas sim nos movimento sociais. Em nenhum momento a sociedade maranhense me viu escondido, pelo contrário sempre estive de frente enfrentando os problemas”

Nesta sexta-feira (15), o entrevistado será o candidato do PSTU ao Governo do Maranhão, Saulo Arcangelli. As entrevistas estão sendo iniciadas as 8h30.