espigaoOs frequentadores do Espigão Costeiro da Ponta d’Areia, illness espaço que ganhou admiradores e virou cartão-postal da cidade ainda com as obras de urbanização em andamento, ganharão um atrativo a mais. O projeto “Som na Ilha” movimentará o espaço todos os fins de semana. O lançamento será com o Jayr Torres Quarteto Jazz, neste sábado (09), às 16h30.

“Estamos possibilitando mais uma opção de lazer para os moradores de São Luís. E foram eles que escolheram como palco o Espigão Costeiro ao lotar o espaço a cada entardecer. E vai melhorar mais ainda com a finalização da etapa de urbanização, com quiosques, área de passeio, ciclovia e outros espaços”, afirmou a governadora Roseana Sarney.

Na tarde de estreia, Jayr Torres Quarteto Jazz apresenta sua sonoridade e o melhor da música maranhense, com destaque para composições inspiradas em São Luís, além de “Urrou” (Coxinho), “Sereia” (Escrete) e “Pisa na Fulô” (João do Vale). O quarteto reúne Jayr Torres,  Samuel Jafé, Ronald Nascimento e Carlos Raquet.

A ação do Governo do Estado é resultado de parceria das Secretarias de Cultura (Secma), Infraestrutura (Sinfra) e Comunicação Social (Secom). A intenção é unir a bela paisagem e o cenário do por do sol à boa música instrumental produzida no Maranhão. Também participarão do lançamento os secretários Olga Simão, José Raimundo Frazão e Carla Georgina.

Espigão – A urbanização do entorno do Espigão Costeiro da Ponta d’Areia corresponde à segunda fase da obra, construída pelo Governo para conter o avanço da erosão na área e desassorear o canal, melhorando a navegabilidade das embarcações.

Com aproximadamente 85% dos trabalhos de urbanização concluídos, o quebra-mar já é um novo cartão-postal da cidade. A urbanização inclui a construção de deques e de bancos ao longo do espigão, proteção das laterais, mirante, além de calçadão, passeio e ciclovia, entre outros espaços paisagísticos.

A obra ainda vai abrigar um Centro Administrativo, o Memorial Bandeira Tribuzi e uma área para lanchonetes, além de quiosques para água de coco, e duas praças, que serão construídas ao longo da urbanização.

O Espigão (ou quebra-mar, como é também conhecido) foi construído para resolver o problema da erosão na orla da Ponta d’Areia, resultado que vem sendo alcançado.