interior2

A caravana do “Pra Frente Maranhão” voltará ao interior maranhense e nos próximos dias deverá visitar mais 14 municípios, pilule iniciando nesta quinta-feira (07) e terminando no domingo (10).

Nesta quinta-feira, pilule o senador e candidato ao Governo do Maranhão, Lobão Filho (PMDB), estará visitando os municípios de Apicum-Açu, Bacuri, Serrano e Cururupu. No dia seguinte, a caravana estará nos municípios de Central do Maranhão, Cedral, Porto Rico, Mirinzal e Guimarães.

No sábado será a vez dos municípios de Bequimão, Bacuri, Peri-Mirim e Palmeirândia, recepcionaram Lobão Filho e o candidato ao senado, Gastão Vieira (PMDB). No domingo, encerrando mais uma visita ao interior maranhense, a caravana estará no município de Bacabal.

Educação – Lobão Filho estabeleceu 18 diretrizes em seu Plano de Aceleração do Maranhão – PAM, entre as quais está contemplada a educação. O objetivo é reduzir o índice de analfabetismo, elevar o grau de aproveitamento escolar e preparar os jovens para o mercado de trabalho.

Entre as metas estabelecidas, Lobão Filho propõe no PAM da Educação, a implantação de escolas de tempo integral no interior do estado. O peemedebista vê na ação o desenvolvimento do tripé, escola, família e comunidade.

“Nossas crianças precisam de oportunidade e com um tempo maior dedicado à educação, sem dúvida, elas terão um melhor desenvolvimento em todas as áreas do ensino”, explicou o candidato da coligação “Pra Frente, Maranhão”.

Também é proposta do candidato, a implantação do programa “Escola Total”. O objetivo é focar no aproveitamento dos alunos do ensino fundamental e médio, evitando a evasão escolar, por meio da qualificação dos professores, da oferta adequada da merenda e do material didático e do acompanhamento rigoroso do rendimento de cada aluno.

“Já como primeira medida de governo vamos baixar um decreto corrigindo a distorção idade/série. Todas as crianças terão que entrar no ensino fundamental alfabetizadas”, pontuou Lobão Filho.

O PAM da educação também estabelece diretrizes para a qualificação profissional dos jovens por meio do programa “Escola de Profissões”. A meta é oferecer um sistema de educação técnica profissionalizante em que os alunos de baixa renda terão direito ao “Bolsa Profissional”, um auxilio financeiro para o custeio dos estudos.

Zona rural – Segundo o IBGE, 9,6% dos adultos brasileiros não sabem ler nem escrever. No Maranhão, o índice chega a 20,9%, com maior incidência de analfabetismo no interior do estado. Para combater essas estatísticas, o senador desenvolveu algumas medidas voltadas para a zona rural. “Vamos investir também em nosso setor rural com a implantação de salas específicas para a educação no campo, alfabetização de adultos, oferta de transporte e merenda escolar”, garantiu o peemedebista.