chargeDepois de ter tido a sua divulgação suspensa pela Justiça Eleitoral à pedido do PCdoB, advice a pesquisa Econométrica/Imparcial será divulgada nesta quinta-feira (24).

O resultado da pesquisa era para ter sido divulgado no último domingo (22), mas uma ação do PCdoB, do pré-candidato Flávio Dino, impediu a divulgação. O juiz eleitoral Eduardo Moreira concedeu liminar alegando irregularidade no questionário.

Só que a Econométrica/Imparcial refez o questionário, corrigindo o equivoco e estará divulgando os números da pesquisa nesta quinta-feira. O levantamento ouviu 1.400 eleitores, entre os dias 17 e 20 de junho em diversas regiões do Maranhão. A pesquisa será para os cargos de governador e senador do Maranhão.

Curioso – Logo depois do registro e da polêmica envolvendo a pesquisa Econométrica/Imparcial, o jornal Atos e Fatos resolveu contratar o instituto Data M para também fazer uma pesquisa eleitoral para saber o real cenário atual das eleições do Maranhão.

A pesquisa está registrada sob o número 015/2014, o levantamento teria sido feito entre 18 e 23 de junho, ouvindo 1.499 eleitores e foi divulgada nesta quarta-feira (25).

De acordo com o resultado, Flávio Dino teria 58,2%, contra somente 20,7% de Lobão Filho (PMDB). A pesquisa ainda apresenta José Luís Lago (PPL) com 1,5%, seguido de Saulo Arcângeli (PSTU) com 0,9% e Antonio Pedrosa (PSOL) com 0,3%.

A pesquisa Data M conseguiu aumentar a vantagem de Dino para Lobão com relação as últimas pesquisas. Esse aumento acabou chamando atenção, pois os próprios oposicionistas esperavam e consideravam normal uma diminuição da diferença entre os dois candidatos.

Vale lembrar que a Data M já teve uma pesquisa proibida na Justiça Eleitoral de ser divulgada e já foi multado em mais de R$ 50mil por irregularidades na pesquisa eleitoral registrada sob o protocolo nº MA-0006/2014.

O Blog prefere aguardar a pesquisa Econométrica/Imparcial para fazer suas análises.