WALDONYSO “São João do Maranhão – A Copa da cultura brasileira” será aberto nesta quinta-feira (19), cialis às 19h, physician no Arraial da Lagoa (Lagoa da Jansen), com apresentação de manifestações da cultura popular e show do sanfoneiro Waldonys. A programação, que prossegue até o domingo (29), é realizada pelo Governo do Estado, por meio das Secretarias de Estado de Cultura (Secma), de Turismo (Setur) e de Comunicação Social (Secom).

A partir desta sexta-feira (20), o roteiro junino ganha reforço dos Arraiais do Ceprama, da Praça da Saudade (Madre Deus), do Parque Folclórico da Vila Palmeira e da Vila Junina da Praia Grande (Canto da Cultura, Praça Nauro Machado, Casa do Maranhão, Praça da Faustina). A sexta (20) também terá Cortejo Junino às 17h, com concentração na Praça Deodoro (Centro). Ao todo, serão 1.600 apresentações de 550 manifestações juninas e 90 shows musicais de maranhenses e 7 de artistas nacionais.

“A festa terá a vibração da cultura maranhense, com muitas atrações, além de fazer alusão ao mundial de futebol que está sendo disputado no Brasil. Esperamos que todos aproveitem e façam o São do Maranhão ainda mais bonito”, declarou a secretária de Estado de Cultura, Olga Simão.

O Arraial da Lagoa, a exemplo do ano passado terá atrações para toda a família. Na noite de abertura, nesta quinta (19 – feriado de Corpus Christi) a festança fica por conta de Tambor de Crioula de Geralda Clemência, Boi de Upaon-Açu, show do forrozeiro Waldonys, Boizinho Barrica, Bois Pintado e de Nina Rodrigues.

Uma estrutura de palco, som e iluminação de primeira foi montada no espaço. As manifestações se apresentarão no tablado, armado no meio do Arraial, e haverá shows especiais no palco. Barracas ofertarão as comidas típicas do período, com direito a arroz de cuxá, bolos, mingau de milho e doces. Para garantir mais comodidade às crianças e pais, o piso na área do Arraial será novamente emborrachado. Além disso, a segurança vai ser reforçada no local, com barreiras de disciplinamento.

O Arraial da Lagoa terá mais de 60 atrações em 11 noites de festança, sendo 07 atrações a cada dia, sempre a partir das 19h à meia-noite. O roteiro destaca grupos alternativos, de tambor de crioula e bumbas meu boi de diversos sotaques.

A cada noite haverá shows de artistas locais e nacionais. O primeiro a se apresentar será o sanfoneiro Waldonys (dia 19), seguido por Elba Ramalho (dia 20), Geraldo Azevedo (dia 21), Betto Pereira e Gerude (dia 22), Banda Barrica (dia 23), Orquestra Sanfônica do Piauí (dia 24), Jorge de Altinho (dia 25), Papete (dia 26), Alcione (dia 27), Mano Borges e César Nascimento (dia 28) e Alceu Valença (dia 29).