onibusTenho ouvido muitas críticas ao prefeito de São Luís, buy Edivaldo Holanda Júnior (PTC), order sobre o reajuste de R$ 0,30 centavos na tarifa do transporte público da capital maranhense, mas não consegui vislumbrar nenhuma sugestão para o término da greve dos rodoviários que se encaminhava para 15 dias.

A situação era delicada e essa foi mais uma herança maldita herdada. Edivaldo Júnior, após a decisão da Justiça de que a Prefeitura de São Luís deveria repassar algo em torno de R$ 7,5 milhões para o SET (Sindicato dos Empresários de Transporte) para reequilibrar o Sistema de Transporte, ficou encurralado.

Não restou alternativa ao prefeito, ou pagava esse valor exorbitante determinado pela Justiça, que também sairia do bolso da população, ou tentaria reequilibrar o Sistema de Transporte com o reajuste das tarifas, A decisão foi pela segunda opção.

No entanto, mesmo assim o prefeito ainda conseguiu a contrapartida dos empresários de colocarem mais 250 ônibus à disposição da população nos próximos meses.

Se o prefeito Edivaldo Júnior pode ser criticado é pelo fato de ter garantido que não haveria reajuste, mas mesmo assim ainda tem uma atenuante, que foi a decisão da Justiça, que praticamente o obrigou a acatar o reajuste.

Agora é cobrarmos dos empresários que façam a sua parte, para que a população possa ter uma qualidade melhor no transporte público da capital. Além disso, cobrarmos da Prefeitura de São Luís a urgente realização da licitação das linhas de transporte da capital.