Está cada dia mais visível que o prefeito de São Luís possui os aliados de fato e aqueles de circunstância, purchase que só querem e vivem do bônus, mas se recusam a dividir o ônus.

É latente a diferença entre a postura do PDT e o PCdoB na gestão Edivaldo Júnior (PTC). Enquanto o PDT tem orgulho de participar e apoiar a atual gestão, o PCdoB simplesmente se esconde e esconde o aliado, que outrora era mostrado como troféu, após a vitória nas urnas em 2012.

O PDT, mesmo sem ser tão aquinhoado como o PCdoB na Prefeitura de São Luís, não só é aliado de fato, como dentro da sua propaganda eleitoral no rádio e na TV deu destaques as obras e os avanços na área da Educação na gestão Edivaldo Júnior.

“A Educação é a principal Bandeira do PDT. O prefeito Edivaldo Holanda Júnior conta com o partido nas principais conquistas. São Luís terá, até o final dessa gestão, 25 creches que integram o Avança São Luís, das quais 13 já estão contratadas. O ministro da Educação, em visita ao prefeito Edivaldo Holanda Júnior, assinou convênio para mais nove creches. As quatro primeiras terão obras iniciadas até junho. 130 mil alunos da rede municipal, creches e escolas, estão recebendo o leite nutritivo e saboroso. O PDT apoia a administração que leva a sério a Educação”, destacou o PDT em sua propaganda. Veja o vídeo acima.

Já o PCdoB tem agido sorrateiramente com o seu líder maior, o pré-candidato ao Governo do Maranhão, Flávio Dino. Sem ter coragem para romper com o prefeito, principalmente depois ter sido o principal empecilho para uma parceria institucional entre a governadora Roseana Sarney e o prefeito Edivaldo Júnior, Dino agora simplesmente dá de ombros para os problemas enfrentados pela cidade e sequer aparece mais em público com o então aliado.

Além de isolar Edivaldo Júnior, o comunista ainda se aliou com dois eventuais adversários diretos do atual prefeito, os deputados estaduais Eliziane Gama (PPS) e Neto Evangelista (PSDB), deixando claro e arrumando desculpas para se omitir do pleito de 2016, quando imagina ser o governador do Maranhão.

Na Câmara de Vereadores, os parlamentares comunistas Rose Sales e Professor Lisboa não pouparam críticas ao prefeito Edivaldo Júnior pela greve dos professores da rede pública municipal de ensino.

Para continuar sendo justo, uma das raras exceções do PCdoB é o deputado estadual Othelino Neto, que pela amizade com Edivaldo Júnior, se mantém fiel e coerente na sua conduta, se transformando inclusive num dos principais defensores da gestão municipal.

O problema é que Flávio Dino e a maioria do PCdoB esquecem que se a gestão Edivaldo Júnior, que ainda não chegou sequer na metade, fracassar, o insucesso também será do PCdoB, afinal o partido tem o comando de quatro secretarias importantes em qualquer governo – Educação, Obras, Comunicação e Cultura.

Já o PDT, aliado de fato e não de circunstância, tem apenas o comando da Secretaria de Esporte e do IPAM, mas mesmo assim segue marchando junto com Edivaldo Júnior, colhendo o bônus e principalmente, dividindo o ônus.