DETRAN1

Os usuários do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MA) passam a dispor de mais conforto e agilidade nos serviços com a inauguração, patient nesta terça-feira (3), capsule da obra de modernização do hall de atendimento do órgão. No espaço de 1.226 metros quadrados foram instalados 40 guichês de atendimento, balcão de informações e protocolo de atendimento com quatro guichês e um setor de foto e assinatura digital expandido para cinco guichês com mobiliário novo, inclusive com cadeiras específicas para o usuário tirar a foto da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

“A determinação da governadora Roseana Sarney é de que o Detran atenda bem, com rapidez e transparência. E nossa preocupação sempre foi com os usuários, com a população maranhense. Foi pensando nisso que toda a equipe pensou este projeto de um Detran moderno, com conforto, onde o usuário chegue e seja bem atendido e saia satisfeito”, disse o diretor geral do órgão, André Campos, durante a inauguração.

O diretor contou que a meta é transformar o Detran do Maranhão em um dos melhores do Brasil. Ele destacou que o órgão do Maranhão é um dos mais ágeis do país em atendimento. “Estamos conseguindo manter a meta, que é do processo passar no máximo 24 horas em cada setor e muitas vezes o processo passa por todos os setores nesse mesmo tempo. E isso é o resultado que estamos vendo: uma população melhor atendida e mais satisfeita”, completou André.

DETRANMelhorias – Dentro do projeto de modernização foi adquirido um novo sistema de gerenciamento de senhas de atendimento, com totens de autoatendimento touch screen, e monitores de led de 42 polegadas, que vai proporcionar ao Detran saber quais os serviços mais solicitados e, com isso, poder reforçá-los.

A obra incluiu, ainda, o mobiliário que foi remodelado e readequado, com divisórias em vidros temperados em todo o saguão. No total, foram adquiridas mais de 275 cadeiras para o atendimento. O Detran investiu, também, na climatização do hall.

O órgão ganhou novas redes lógica e elétrica. A rede lógica do tipo lan, categoria 6, tem uma capacidade de transmissão de dados de 250 megahertz, o que implica numa taxa de transmissão mais que o dobro da antiga rede. A rede elétrica foi totalmente reestruturada, inclusive, com a separação de setores específicos para os condicionadores de ar, luminárias e computadores.

Foram adquiridos três nobreaks Dx 20 kVA de grande porte para evitar o desligamento do sistema e a reativação do gerador do órgão, o que assegurará melhorias para o órgão, pois vai evitar que, em uma possível queda de energia, os servidores e o sistema caiam, danificando equipamentos e interrompendo os serviços. O hall ganhou uma nova fachada de vidro e banheiros totalmente reformados.

Outra melhoria foi à ampliação do estacionamento com mais 130 vagas, que somam agora 218, exclusivas para automóveis, sendo 20% reservadas para portadores de necessidades especiais e idosos. Para os motociclistas, foi construída uma área de 290m², reservada e murada com capacidade para 80 vagas. Uma nova sinalização vertical e horizontal do pátio foi realizada e uma área isolada para veículos aprendidos foi construída. Desde 1992, o Detran-MA não passava por uma reforma desse porte.