pesquisa-eleitoralMuitos leitores perguntaram o motivo do Blog não ter comentado nada sobre a tal pesquisa Amostragem para a disputa eleitoral do Governo do Maranhão, medicine divulgada pelo Jornal Pequeno, try na última quinta-feira (29).

O Blog agora tecerá alguns comentários rápidos sobre a pesquisa. Inicialmente dizer que foi muito estranho o tramite seguido pelo instituto ou por quem o encomendou. Geralmente, quando se quer fazer uma pesquisa e divulgar, o tramite é registrar, fazer o levantamento e depois divulgar.

No entanto, quem encomendou parece que ficou com medo do que poderia vir pela frente, afinal foi feito primeiro o levantamento, depois que souberam o resultado, aí sim registraram para depois divulgar. Apesar de não haver nenhuma irregularidade, convenhamos é estranho.

O segundo fato estranho na pesquisa é que simplesmente não divulgaram os números do levantamento feito para a disputa de Senador. Qual seria o motivo? Isso jamais ficou claro, o que também nos leva a imaginar que o resultado não agradou quem encomendou a tal pesquisa.

De qualquer forma, os números da Amostragem não foram muitos diferentes da pesquisa da TV Guará/Exata, estão dentro da margem de erro.

Na Amostragem, Flávio Dino (PCdoB) apresenta 54% das intenções de voto, contra 18,92% Lobão Filho (PMDB), segundo colocado. Antônio Pedrosa (PSOL) com 1,46% é o terceiro, seguido de Saulo Arcangelo (PSTU) com 1,23%. Do total de 1300 eleitores maranhenses ouvidos, 13,46% disseram que ainda não sabem em quem votarão e outros 10,92% afirmam que votariam brancos e nulos.

O instituto Amostragem realizou pesquisa entre os dias 16 e 19 de maio e ouviu 1300 eleitores de 40 municípios em todas as regiões do estado. A pesquisa está registrada sob o protocolo MA-00012/2014 no Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão e possui margem de erro de 2,66 pontos para mais ou para menos.

Vale lembrar que as duas pesquisas realizadas até agora, após a entrada de Lobão Filho na disputa, foram encomendadas pela Oposição.