edivaldoservidorSeguindo a determinação do prefeito Edivaldo, sovaldi sale a Prefeitura de São Luís tem investido na valorização do servidor municipal. O respeito à categoria garantiu avanços importantes como o reajuste salarial de 9, site 5% para os professores e 7, unhealthy 5% para os demais servidores. Os percentuais concedidos em 2013 foram acompanhados por garantias importantes como o estabelecimento de uma mesa permanente de negociação com as diversas categorias que formam o corpo funcional da administração.

O compromisso com os servidores está expresso no Programa Avança São Luís em execução pela Prefeitura com um conjunto de ações direcionadas para a capacitação dos profissionais e conhecimento das expectativas dos servidores. A partir do conhecimento das demandas das categorias, o município pode oferecer formação direcionada aos respectivos pleitos.

Exemplo desse compromisso é o curso preparatório para o vestibular oferecido pela Escola de Governo e Gestão Municipal (Eggem) a servidores municipais. A iniciativa foi implantada no primeiro ano de gestão e incorporada à programação regular dos cursos oferecidos a cada ano pela Eggem. Além disso, vários cursos de capacitação têm sido desenvolvidos pelo órgão municipal sendo estipulada como meta para este ano a formação de 3.500 servidores.

Os investimentos na qualificação dos profissionais do município também são realizados através de parcerias com outras instituições como a Universidade Estadual do Maranhão (Uema). Em março deste ano, foi firmado convênio destinando 180 vagas no curso de Licenciatura em Pedagogia aos professores, gestores e técnicos da Secretaria de Educação (Semed).

O titular da Semed, Geraldo Castro, lembrou que as ações estão previstas entre as prioridades de governo da atual administração. “O prefeito é um grande incentivador do trabalho em equipe e das boas parcerias. Neste caso, tanto nosso quadro de docentes quanto as crianças serão beneficiados: os professores, porque serão capacitados para desenvolver um trabalho com ainda mais qualidade, e as crianças porque assistirão a aulas com conteúdo e metodologia atualizados e especializados”, informou o secretário ao explicar a realização do convênio.

Os profissionais da educação tiveram benefícios significativos na atual gestão como a implantação de 1/3 da hora atividade. O direito estava garantido desde 2008 pela Lei 11.738, mas foi efetivado aos educadores do município de São Luís apenas na atual administração. Outros benefícios garantidos pela Prefeitura foram o pagamento da progressão horizontal referente ao ano de 2011 e vertical dos anos de 2010, 2011 e 2012, além de retificações e titulação correspondente aos anos de 2011 e 2012.

As ações em benefício e busca da valorização dos servidores foram adotadas desde os primeiros dias da nova administração. O primeiro importante passo foi o compromisso com o pagamento dos salários atrasados. A folha de dezembro de 2012 não estava paga e o prefeito Edivaldo assumiu o compromisso de pagar o débito em três parcelas, quitando todos os valores em março de 2013. Além disso, honrando o compromisso com as categorias, o pagamento do funcionalismo municipal tem ocorrido antes do quinto dia útil de cada mês.