lobaofilo3Em eleições existem os vitoriosos e os perdedores, clinic mas existem também aqueles que antes mesmo do pleito eleitoral começar não tem como sair derrotado, e é o caso do senador Lobão Filho nas eleições de 2014.

O pré-candidato ao Governo do Maranhão pelo PMDB entra na disputa como franco atirador e qualquer resultado que vier das urnas, lhe beneficiará para futuras eleições. Com menos de dois meses de campanha, Lobão Filho já mostrou liderança, competência e que está preparado para assumir o comando do seu grupo político na renovação inevitável que acontecerá nos próximos anos.

No entanto, alguns, dentro do próprio grupo político, parecem não ter compreendido isso e insistem em cruzar os braços para a candidatura de Lobão Filho. O caminho desses, fatalmente será uma derrota nas urnas, ou o ostracismo político, ou ainda pegarem a pecha de traidor nos próximos anos quando mudarem de lado, afinal, como o tempo demonstrou, são poucos que possuem a capacidade de sobreviver politicamente na Oposição.

Já para Lobão Filho a vitória será inevitável. Se vencer nas urnas e se transformar no novo governador do Maranhão, ele terá a oportunidade de demonstrar sua capacidade como gestor público, assim como já demonstrou como empresário e administrador de empresas.

No entanto, se for derrotado nas urnas, o que o Blog não acredita, mesmo assim Lobão Filho será vitorioso. O peemedebista ficará bem posicionado para os próximos cenários. Em 2018, com 55 anos, Lobão Filho pode encarar uma nova disputa ao Governo do Maranhão ou pode conseguir, com extrema facilidade, afinal deverá herdar o espólio político do pai, um mandato de senador.

Lobão Filho não é candidato de si mesmo. Lobão Filho não pediu para ser candidato, foi convidado. Lobão Filho não é candidato de A ou B, Lobão Filho é candidato de um grupo político.

Sendo assim, se Lobão Filho vencer, todos do seu grupo político vencem, mas se ele perder nas urnas, ele sairá vitorioso das eleições 2014, mas aqueles que não se elegerem serão de fato derrotados.

E o sucesso de sua eleição depende da participação e união de todos, começando pela governadora Roseana Sarney, atualmente líder do grupo político, passando por senadores, deputados federais e estaduais, prefeitos, vereadores e lideranças políticas de todo o Maranhão.

Se cada um esquecer o individual e pensar no coletivo, cumprindo o seu papel no atual cenário, a vitória de todos será inevitável, mas caso contrário, apenas Lobão Filho e mais alguns poucos serão vitoriosos.

É simples assim, mas alguns insistem em não compreender.