lobaoptO professor e ex-reitor do IFMA, click José Ferreira Costa reassumiu o comando da Secretaria de Estado da Ciência, click Tecnologia e Ensino Superior (Sectec). José Costa (PT) tinha se afastado da pasta em cumprimento à legislação eleitoral que prevê a desincompatibilização de cargos públicos àqueles que pretendem concorrer a cargos eletivos, unhealthy pois vislumbrava a possibilidade de disputar as eleições.

José Costa travava uma disputa amigável e interna no PT com José Antônio Heluy, já que um dos petistas seria indicado para compor chapa como candidato a vice-governador do pré-candidato ao Governo do Maranhão, Lobão Filho (PMDB).

No entanto, José Costa informou que seu retorno para a pasta se deu após convite da governadora para que retornasse e desse seguimento às ações desenvolvidas, principalmente, a ampliação da Universidade Virtual do Maranhão (Univima) que possibilita o avanço do programa Maranhão Profissional.

Com o retorno de José Costa para a Sectec, o caminho definitivamente fica escancarado para que José Antônio Heluy seja o indicado pelo PT, no próximo dia 24 de maio, quando o partido voltará a se reunir.

A única possibilidade de José Antônio Heluy não ser o candidato a vice de Lobão Filho é se a Executiva Nacional insistir na tese, levantada em primeira mão por esse Blog (reveja), que é mais vantagem para o PT indicar o primeiro suplente do candidato ao Senado do que o candidato a vice-governador.