Seminário-reggae-2013

A Prefeitura de São Luís, rx em parceria com a Comissão Integrada Reggae e Turismo (Cirt), realiza o VIII Seminário do Reggae e Turismo. O evento será realizado nesta quinta-feira (15), a partir das 14h, no auditório Praia Grande, na sede da Secretaria Municipal de Turismo (Setur), no Centro. O seminário pretende discutir o reggae como elemento cultural e transformador da sociedade, além do incentivo à atividade turística.

O evento apoiado pela Prefeitura está alinhado às diretrizes de governo do prefeito Edivaldo para promoção das diversas manifestações culturais de São Luís e fortalecimento do turismo. De acordo com a coordenadora de Operações Turísticas da Setur, Fernanda Batalha, a ação é importante para a cadeia de turismo ligada ao reggae.

“O Seminário servirá de troca de informações entre os participantes. Estamos sempre em contato com representantes deste segmento cultural que já faz parte da identidade do ludovicense. Pretendemos colher bons resultados nesta nova edição, onde o reggae e seu espaço na mídia serão discutidos”, comentou Fernanda Batalha, coordenadora de Operações Turísticas da Setur.

Com o tema “Comunicação e Mídia: avanços e desafios do movimento reggae no Maranhão”, o seminário contará com palestras do presidente da Comissão Integrada de Reggae e Turismo, Jorge Black; do jornalista e empresário Ademar Danilo; e do radialista e pesquisador Sérgio Barreto. Os presentes participarão de um roteiro turístico relacionado ao reggae e de uma programação cultural com bandas, Djs, cantores e grupos de dança, ambos na Praia Grande.

Em sua oitava edição, o evento se consolidou como palco de grandes debates sobre o reggae em São Luís. O ritmo, que em meados da década de 70 achou um terreno fértil para residir na capital maranhense, vem há mais de quarenta anos promovendo a cultura, integração e servindo de referência turística, fazendo de São Luís, a capital brasileira do reggae.

O estilo fomentou o surgimento de artesãos, DJs, grupos de dança, clubes de reggae, cantores, músicos e a criação de bandas nacionalmente conhecidas, tais como a Tribo de Jah, Guetos, Mano Bantu e Mystical Roots. O reggae também é presença constante nas programações de rádio local, tanto na AM, quanto na FM e programas de televisão.