flaviodiniocomunistaSe a pesquisa Exata/TV Guará, treat em números gerais, story já foi comemorada pelo senador e pré-candidato do PMDB, thumb Lobão Filho e foi motivo de preocupação para a turma ligada a pré-candidatura de Flávio Dino (PCdoB), o detalhamento dessa pesquisa é ainda mais otimista para o peemedebista.

Em linhas gerais, Dino apareceu com 56% e Lobão Filho, surpreendentemente, apareceu com 23%. Sendo que aproximadamente 80% dos eleitores disseram não ter definido ou não sabiam se tinham candidato a governador nas eleições deste ano.

No entanto, a pesquisa detalhada é ainda mais preocupante para o comunista, pois nos grandes centros, onde Dino esperava ter ampla vantagem, o retrato não se configura e até mesmo em São Luís e Imperatriz, onde se imaginava que a diferença seria muito grande, os números não mostram isso.

O Blog apresenta os números de pelo menos cinco cidades – São Luís, Imperatriz, Timon, Caxias e Santa Inês – onde a vantagem de Dino ainda é grande, mas apontam um enfraquecimento da sua candidatura e a forte chegada da candidatura de Lobão Filho.

Em São Luís, onde 320 eleitores foram ouvidos, a diferença ainda é menor com relação aos números gerais, pois Dino aparece com 52% e Lobão aparece com 26%. A mesma coisa se repete em Imperatriz, onde 130 eleitores foram entrevistados, Dino tem 52% e Lobão tem 25%. Vale lembrar, que nem mesmo a governadora Roseana Sarney, que venceu as eleições de 2010, conseguiu alcançar em Imperatriz.

Lobão-FilhoNas cidades de Caxias, Timon e Santa Inês, cujos prefeitos são intimamente ligados a Flávio Dino, o desempenho do comunista é considerado pífio, pois em nenhuma dessas três cidades ele ultrapassa a casa dos 50%.

Em Caxias, Dino aparece com 49% contra 27% de Lobão Filho, na opinião de 95 entrevistados. Já em Timon, o desempenho do comunista é ainda pior, Dino tem 42% contra 25% do peemedebista, com também 95 entrevistados. Por fim em Santa Inês, o resultado é de 49% a 20%, para Dino, com 45 questionários aplicados.

A estratégia da Oposição seria ter uma grande folga nos grandes centros para evitar a força histórica governista nas pequenas cidades e a reviravolta nos números. No entanto, esses números demonstram que a diferença não é tão grande quanto eles imaginavam ou pretendiam.

E isso tudo com Lobão Filho tendo somente três semanas de campanha, sem a classe política ter de fato arregaçado a manga, sem ainda ser sentido as presenças de Lula e Dilma na nacionalização da disputa, enfim sem tanta coisa que ainda poderá definir uma eleição e que a Oposição conhece como poucos.

Realmente os números definitivamente ligaram o sinal de alerta na campanha do comunista e abasteceram a já empolgada candidatura de Lobão Filho, que inclusive nesta terça-feira (13), se reunirá com 170 prefeitos que irão participam da XVII Marcha dos Prefeitos e Prefeitas do Brasil a Brasília. Os gestores levarão ao senador as principais demandas de seus municípios.

Obs: A pesquisa Exata/TV Guará foi realizada entre os dias 3 e 7 de maio e está registrada na Justiça Eleitoral sob o número 010/2014. Foram ouvidos 2 mil eleitores em 45 municípios do Maranhão. A margem de erro é da consulta geral é de 2,5 pontos percentuais para mais ou para menos, com um índice de confiança de 95%.