A Secretaria de Estado de Comunicação Social (Secom) informa que a governadora Roseana Sarney decretou, drug nesta terça-feira (13), viagra luto oficial de três dias no Maranhão pela morte do escritor e poeta José Chagas.

A governadora Roseana emitiu Nota de Pesar, there destacando “o amor e a dedicação de Chagas à literatura”. Segue a íntegra da nota:

“A governadora Roseana Sarney lamentou profundamente a morte do escritor e poeta José Chagas, ocorrida nesta terça-feira (13), em São Luís. Ela lembrou que Chagas, sendo paraibano de Piancó escolheu o Maranhão para viver há mais de meio século, tendo louvado o estado em sua obra, principalmente São Luís, e merecido o título de imortal da Academia Maranhense de Letras.

Roseana Sarney se solidarizou com familiares e amigos do autor de livros como “Os Telhados”, “Apanhados do Chão”, “Maré/Memória” e “Azulejos do Tempo”, enfatizando o amor e a dedicação dele à literatura.
“Hoje é um dia triste para a cultura maranhense e brasileira. José Chagas é reconhecidamente um dos maiores nomes das letras do país e ficará eternizado por meio de seus versos. Ele deixa um legado de rimas perfeitas que nos inspira a enveredar pelo mundo da poesia”

São Luís – A Prefeitura de São Luís manifesta seu profundo pesar pelo falecimento do escritor José Francisco das Chagas, ocorrido nesta terça-feira (13). Nascido em Piancó (PB), em 29 de outubro de 1924, o autor escolheu São Luís como residência por vários anos. Sua preocupação social lhe rendeu a representação popular como vereador em São Luís e significativa contribuição no ofício de jornalista.

Membro da Academia Maranhense de Letras (AML), José das Chagas deixa um importante legado de mais vinte publicações para a literatura brasileira, destacando-se Marémemória (1973), Lavoura azul (1974), De lavra e de palavra (2002) e Os canhões do silêncio (2002). Amante de São Luís, o escritor engrandeceu a cultura local com sua poesia.

O prefeito Edivaldo Holanda Júnior solidariza-se com a família, amigos e admiradores, desejando que Deus conforte os corações, neste momento de dor, transformando-a em fé e esperança.