lobaofilhonova

De O Estado – A disputa eleitoral está definitivamente polarizada no Maranhão entre o senador Lobão Filho, treatment pré-candidato do PMDB ao Governo do Estado, e o comunista Flávio Dino (PCdoB), representante de uma das alas oposicionistas. Lobão entrou no cenário político na condição de representante de seu grupo há exatos 35 dias, e conseguiu, além de motivar e mobilizar toda a classe política, se consolidar como pré-candidato ao Executivo Estadual.

Um dos impactos imediatos de sua movimentação foi o resultado da pesquisa de intenções de votos do Instituto Exata, contratada pela TV Guará e registrada na Justiça Eleitoral sob o protocolo 0010/2014, que mostrou o peemedebista com 23% da preferência do eleitorado, contra 56% de seu adversário. Pesquisa anterior, também registrada na Justiça Eleitoral e contratada pela oposição, apontava Lobão com apenas 12,5% e Flávio Dino com 62%. O fortalecimento da pré-candidatura do senador repercutiu em todas as alas políticas no Maranhão.

Desde o lançamento de sua pré-candidatura, Lobão Filho procurou se articular junto à classe política. Foi atrás de apoio de prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, líderes políticos, presidentes de partidos e deputados estaduais e federais em busca de consolidação de seu nome.

Na primeira semana em São Luís, após recuperar-se de duas cirurgias realizadas em Brasília, ele recebeu mais de 60 prefeitos em sua residência. Em seguida, fez a sua primeira incursão ao interior do estado. Visitou a região sul e conseguiu fechar alianças com prefeitos e vereadores.

Em Riachão, por exemplo, recebeu apoio de 14 prefeitos. Em Grajaú foi recepcionado por dezenas de gestores e se consolidou como pré-candidato que terá o maior apoio político na região. A O Estado, ele avaliou o início da sua caminhada rumo à eleição de outubro. “O estímulo e a motivação do nosso grupo foi fundamental no processo. O estímulo partiu da nossa governadora Roseana Sarney [PMDB], que está bastante motivada, pelos prefeitos e deputados, que estão convictos da possibilidade real de vencermos esta eleição de forma plebiscitária, no primeiro turno”, afirmou.

Nacionalização – Outro fator considerado determinante para a polarização da disputa eleitoral entre Lobão e Dino foi a nacionalização da eleição no estado. Lobão Filho tem declaração de apoio do ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, do PT – que reeditou aliança para a eleição 2014 -, e da presidente Dilma Rousseff (PT).

Ele defende a manutenção dos programas sociais do PT e cederá palanque político para Dilma, que disputará a reeleição. Já Flávio Dino, que até o início do ano era um dos auxiliares de Dilma, com a presidência da Embratur, passou a atuar como oposição ao Governo Federal.

Ele aderiu à campanha do senador Aécio Neves (PSDB), principal adversário de Dilma no plano nacional, e também apoia o ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos (PSB).

Tanto Aécio quanto Campos são contrários aos programas do PT e chegaram a criticar o reajuste de 10% concedido por Dilma ao Bolsa Família. “Se fosse eleito, algo que não vai acontecer, Aécio acabaria com todos os programas sociais do PT no Brasil. E isso não por questões conceituais, mas porque esses programas têm a cara do PT”, afirmou Lobão.

 

lobaoprefeitos

Lobão obtém apoio de prefeitos e amplia base

O pré-candidato ao Governo do Estado pelo PMDB, senador Lobão Filho, ampliou na última semana a sua base política junto a prefeitos do interior do estado. Somente na quinta-feira, 8, o peemedebista recebeu três comitivas de prefeitos Em São Luís.

Lobão Filho já assegurou à imprensa que buscará diálogo com todos os 217 prefeitos do estado, independentemente de o gestor pertencer ou não ao seu grupo político. O objetivo, segundo o pré-candidato, é ter a oportunidade de apresentar o seu projeto de governo aos prefeitos, ouvir as principais demandas dos municípios e traçar soluções aos problemas apresentados.

“Sou municipalista por essência, conheço o Maranhão e as nossas dificuldades, e é por isso que pretendo dialogar com todos os prefeitos e mostrar aquilo que pretendo fazer caso eleito governador”, afirmou.

Lobão trabalha em uma agenda de compromissos junto a sua coordenação política. Ele visitou apenas a região sul e pretende iniciar nova incursão ao interior do estado logo após as convenções partidárias.

“Vamos todos cair em campo após as convenções. Mas até lá, farei sim algumas visitas ao interior do estado. Não ficaremos parados. Vamos conversar com todos os prefeitos e apresentar as nossas propostas”, completou.

Atuam como principais interlocutores de Lobão Filho junto a prefeitos o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão (PMDB), o senador João Alberto (PMDB), o deputado federal Gastão Vieira (PMDB), o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Arnaldo Melo (PMDB), além de deputados estaduais da base governista e dos deputados federais que integram o grupo. A governadora Roseana Sarney (PMBD) é uma das mais entusiasmadas com a pré-candidatura do peemedebista.