Ícone do site Blog do Jorge Aragão

Prefeitura de São Luís recebe avaliação positiva do MEC

geraldoedivaldo

Aplicado em seis escolas da rede de ensino da Prefeitura de São Luís, advice o Programa de Correção de Fluxo recebeu esta semana avaliação positiva do governo federal. As Unidades de Educação Básica (U.E.B.s) Rubem Almeida e Agostinho Vasconcelos receberam a visita da representante do Ministério da Educação (MEC), check Maurícia Bezerra Costa do Egito, site que avaliou o impacto que o programa tem no desenvolvimento da capacidade cognitiva de crianças e adolescentes.

A execução do programa em São Luís está de acordo com a orientação do prefeito Edivaldo de corrigir as distorções idade-série, minimizando prejuízos na vida escolar. O secretário municipal de Educação, Geraldo Castro, destacou o valor do programa. “A defasagem escolar compromete a autoestima do educando e favorece a evasão. A partir de iniciativas como essa, possibilitamos a esses estudantes avançar e progredir no aprendizado”, disse o secretário.

A consultora do Ministério da Educação, Maurícia Bezerra Costa do Egito, esteve em duas escolas da rede municipal e considerou exitosa a execução do Programa de Correção de Fluxo Escolar na alfabetização. Atualmente, são atendidos 131 estudantes em São Luís, por meio do programa desenvolvido através do convênio entre o governo federal, por meio do MEC, e a administração municipal.

“Esta visita foi uma oportunidade de constatar in loco a funcionalidade dessa iniciativa, o que nos deixou muito felizes. Percebi que após menos de seis meses no programa, crianças que não liam, agora já começaram a ler, e também a escrever com letra bonita”, apreciou Maurícia.

ATIVIDADES – Em São Luís, o Programa de Correção de Fluxo Escolar na Alfabetização é desenvolvido nas unidades de Educação Básica Rubem Almeida, Agostinho Vasconcelos, Galileu Clementino e no anexo Leonardo da Vinci da U.E.B. Maria Alice Coutinho. As aulas são realizadas três vezes por semana, no turno contrário ao ensino regular. A intenção da Semed é ampliar o atendimento para outras escolas municipais.

O programa objetiva a alfabetização e o desenvolvimento dos alunos não alfabetizados nas turmas de terceira etapa (3º ano) do 1º ciclo, primeira e segunda etapas (4º e 5º anos) do 2º ciclo do Ensino Fundamental, bem como dos estudantes matriculados com distorção idade/etapa que não estão alfabetizados. Para isso, o programa disponibiliza formações e assessorias aos docentes, bem como material didático para os educandos.

Sair da versão mobile