Foto: Heinrich Aikawa/ Instituto Lula

Foto: Heinrich Aikawa/ Instituto Lula

Se já não bastassem os impressionantes 23% atingidos pelo pré-candidato ao Governo do Maranhão, prostate Lobão Filho (PMDB), com apenas duas semanas de campanha, outros números na mesma pesquisa TV Guará/Exata estão tirando o sono do pré-candidato do PCdoB, Flávio Dino.

Além da disputa para governador e senador, os eleitores entrevistados opinaram também sobre a corrida eleitoral para presidente do Brasil. Como já era esperado e por diversas vezes reiterado por este Blog, a atual presidente, Dilma Rousseff (PT), aprece disparada à frente dos demais candidatos, Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB).

A vantagem é tão absurda que se somarmos os eventuais “votos” dos dois candidatos que terão apoio de Dino no Maranhão, Aécio Neves e Eduardo Campos, e triplicarmos, mesmo assim sequer empata com o percentual atingido por Dilma na pesquisa.

Dilma Rousseff, candidata de Lobão Filho, aparece com 66%, já os candidatos do comunista, Aécio Neves e Eduardo Campos, aparecem com 10% cada um.

aeciodinoPior para Dino, é que a pesquisa é divulgada na véspera do dia em que ele dará o tiro de misericórdia no pé, recebendo Aécio Neves no Maranhão, confirmando o palanque para o tucano e, obviamente, nacionalizando a disputa estadual, o que convenhamos, será maravilhoso para o candidato Lobão Filho.

Agora imaginemos o efeito dessa popularidade toda de Dilma, Lula e o PT na campanha eleitoral. Afinal, depois da nacionalização da disputa e da traição de Dino para com Dilma – ele foi funcionário dela, exercendo cargo de confiança, por quase três anos, mas agora resolveu simplesmente trabalhar pela não continuidade do governo petista, que até outro dia ele estava integrado – o PT, Dilma e Lula, já prometeram participar ativamente das eleições no Maranhão.

Se os números tiraram o sono de Dino, preocupando o comunista, Lobão Filho ficou entusiasmado ainda mais, pois a tendência é que novamente o Maranhão seja um dos Estados onde o PT, Lula e Dilma receberão a maior votação. O peemedebista, obviamente, esperar surfar nessa popularidade e tirar “proveito” dessa densidade eleitoral, afinal o embate será Lobão Filho/Dilma/Lula x Flávio Dino/Aécio/Eduardo.

Em tempo: apenas para que Flávio Dino não esqueça, um dos seus candidatos a presidente, o tucano Aécio Neves, desembarca no início da tarde de hoje em São Luís e concederá uma coletiva às 15h, no Hotel Luzeiros. Não esqueça e não deixe de ir, meu caro Flávio Dino.

A pesquisa realizada entre os dias 03 e 07 de maio, ouviu 2 mil eleitores em 45 municípios do Maranhão. A margem de erro é de 2,5% para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada no TRE-MA (MA – 00010/2014) para governador e no TSE (BR – 00107/2014) para presidente.