lobãofilho

Talvez nem os mais otimistas dos aliados políticos do senador Lobão Filho (PMDB), thumb pré-candidato ao Governo do Maranhão, pudesse esperar números tão empolgantes como os da pesquisa TV Guará/Exata divulgada na noite de quinta-feira (08).

Com aproximadamente duas semanas de campanha, sem sequer ter visitado todas as regiões do Estado, sem a classe política ter de fato se envolvido na campanha, sem a maioria dos municípios pequenos terem tido eleitores entrevistados, sem Dilma e Lula deixarem claro quem será o seu candidato, mas mesmo assim Lobão Filho já apareceu com 23% das intenções de voto.

Os números animaram ainda mais a pré-candidatura de Lobão Filho e toda classe política que lhe apoia, pois se existia alguém que duvidasse das chances de vitória do peemedebista, esse passou a acreditar que uma virada é perfeitamente possível e viável. Já a Oposição não gostou do resultado e o sinal de alerta da pré-candidatura do Flávio Dino (PCdoB) foi ligado.

A quantidade de eleitores ouvidos e que ainda estão indecisos, algo em torno de 77% do eleitorado, já que 62% responderam que não possuem candidato e 15% disseram não saber, é outro fator que será determinante para o resultado da eleição.

Vale lembrar ainda duas situações curiosas e quem sempre foram determinantes nas eleições: quem sempre contou com o apoio politico do Palácio dos Leões, jamais perdeu uma eleição, e com exceção de 2010 com Roseana Sarney, nas demais eleições recentes, quem iniciou na frente nas pesquisas, terminou atrás nas urnas.

Inegavelmente um cenário amplamente favorável para Lobão Filho, que praticamente nem iniciou sua campanha eleitoral.