lobaonovaA TV Guará/Exata divulgou nesta quinta-feira (08), find os números da pesquisa eleitoral para o Senado e para o Governo do Maranhão. Para a corrida pelo Palácio dos Leões, Flávio Dino (PCdoB) aparece à frente, o que seria normal, mas surpreendente foi o desempenho de Lobão Filho (PMDB), que já chegou a 23% em menos de duas semanas de campanha. Já para o Senado, em todos os cenários possíveis, o ex-prefeito e ex-governador João Castelo (PSDB), aparece na dianteira.

Quando o eleitor foi perguntado se já tinham candidato a governador do Maranhão 23% responderam que sim e 62% responderam que não. 15% disseram não saber.

No cenário mais provável, Flávio Dino aparece com 56%, Lobão Filho já chegou na casa dos 23%, Antônio Pedrosa (PSOL) e Saulo Arcangelli 1%, brancos e nulos 11% e 8% indecisos.

Resumo: a eleição está totalmente indefinida e com essa diferença, tendo 62% de eleitores sem um candidato definido, tudo pode acontecer.

Senado – O Blog divulga dois cenários prováveis e em ambos, Castelo lidera.

Primeiro cenário – João Castelo (PSDB) 36%, Roberto Rocha (PSB) 24%, Gastão Vieira (PMDB) 14%, Haroldo Sabóia (PSOL) 8%. Votos brancos, nulos e indecisos 18%.

Segundo cenário – João Castelo 39%, Roberto Rocha 27%, Haroldo Sabóia 10% e Arnaldo Melo (PMDB) 4%. Votos brancos, nulos e indecisos 20%.

No entanto, no quesito rejeição a pesquisa foi amplamente favorável para Roberto Rocha. 16% não votariam de jeito nenhum em João Castelo, a rejeição de Arnaldo Melo foi 14%, Haroldo Sabóia e Gastão Vieira 13%, já Roberto Rocha só teve 8%.

A primeira pesquisa TV Guará/Exata foi realizada entre os dias 03 e 07 de maio. Foram ouvidos 2 mil eleitores em 45 municípios do Maranhão e devidamente registrada no Tribunal Regional Eleitoral e no Tribunal Superior Eleitoral. A margem de erro é de 2,5% para mais ou para menos.

A pesquisa de opinião pública feita pela Empresa de Pesquisa Exata foi registrada no TRE-MA (MA – 00010/2014) para governador e no TSE (BR – 00107/2014) para presidente e tem margem de erro de 2,5%.

O público alvo foram dois mil homens e mulheres a partir dos 16 anos de idade divididos em 45 municípios, abrangendo as regiões Norte, Sul, Leste, Oeste, Central e mais a Grande São Luís. Os questionários com 13 questões abertas e fechadas foram aplicados entre os dias 3 e 7 de maio.