caemaVisando melhorar o abastecimento de água em São Luís, drugs a Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) está realizando diversas obras e serviços, especialmente nos Sistemas Produtores Italuís e Sacavém. Somente no Sistema Sacavém, com recursos do Governo do Estado, foram perfurados 12 novos poços tubulares profundos, dos quais 10 estão em operação e dois em fase de conclusão, o que aumentará o abastecimento de água em um milhão de litros por hora.

De acordo com a Caema, o Sistema Sacavém abastece mais de 10 bairros de São Luís, incluindo o Centro da cidade e áreas adjacentes, sendo que 50% dessa água é oriunda da Represa Batatã e 50% de poços profundos do próprio Sistema.

A estiagem, porém, causada pelo baixo patamar pluviométrico dos últimos três anos na capital maranhense, impactou no nível de água da Represa do Batatã, que hoje está com menos de 5% de sua capacidade, impedindo o bombeamento. Se não fosse esse problema e com os novos poços em operação, os sistemas estariam operando com dois milhões de litros/hora a mais.

No dia 25 de abril, entrou em funcionamento, no Sistema Sacavém, o poço P3A, que está operando com uma vazão de 100m³/hora. No dia 28 de abril, foi iniciada a montagem e instalação dos equipamentos de mais um poço, o P7, que também terá uma vazão de 100m³/hora. A previsão é que este poço entre em operação nos próximos dias.

O terceiro poço no Sistema Sacavém, o P18, deve entrar em operação até o dia 7 de maio e terá uma vazão de 80m³/hora. Esses três poços totalizam um incremento da ordem de 280m³/hora.

Os novos poços beneficiarão especialmente os moradores dos bairros da Zona 1, tais como Centro, São Pantaleão, Madre Deus, Goiabal, Codozinho, Vila Bessa, Belira, Lira, Parte da Areinha, Macaúba, Apicum, Camboa, Vila Bangu, Diamante, Vila Passos, Coréia de Baixo, Coréia de Cima, Sitio do Meio, Alto da Boa Vista, Retiro Natal, Liberdade, Tomé de Sousa, Fé em Deus, Floresta e de parte do Monte Castelo.

Italuis – No Sistema Italuís, o serviço de substituição da adutora, ao longo dos 19 km do Campo de Perizes, se encontra 80% já concluída. Com a obra, prevista para ser entregue em junho, espera-se resolver o problema do abastecimento de água para os moradores de bairros das Zonas 2, 4, 5 e 6, em São Luís.

Os investimentos da Caema também se estendem ao interior do estado, onde mais um município, Bacuri (região da Baixada Maranhense), será beneficiado com a perfuração de um poço.

Com recursos do Governo do Estado, no valor de R$ 400 mil, a obra foi iniciada dia 25 de abril e tem prazo de conclusão previsto para até 30 dias. A expectativa é que a vazão desse poço seja de 80m³/hora, o que deve gerar um abastecimento suficiente para atender 2.400 residências.