oculos2

No último fim de semana, online o Prefeito de Codó, find Zito Rolim foi a Escola Municipal Neyde Magalhães Araújo, viagra no Bairro Codó Novo, para uma visita aos alunos que participavam dos exames médicos do Projeto Olhar Brasil. O prefeito visitou as salas onde eram realizados os atendimentos, conversou com os alunos e até experimentou modelos de óculos, fornecido pelo programa aos alunos que precisam corrigir problemas na visão.

De acordo com Sebastião Celso, Coordenador do Olhar Brasil e Saúde na Escola em Codó, o projeto é uma parceria dos Ministérios da Saúde e da Educação com estados e municípios, que tem como objetivo identificar e corrigir problemas visuais relacionados à refração e garantir assistência integral em oftalmologia para os casos em que forem diagnosticas outras patologias em saúde ocular e que necessitarem de intervenções. “Nós esperamos atender os 2.167 alunos castrados no Programa Brasil Alfabetizado, portanto 100%, e ainda mais os alunos da educação básica e ensino médio e os estudantes do EJA Educação de Jovens e Adultos, totalizando mais de oito mil consultas”. Explicou.

Também presente na oportunidade, o ex-secretário de saúde, Dr. Cláudio Paz, explicou que o PSE foi elaborado a partir das estratégias firmadas entre a escola, a partir de seu projeto político-pedagógico e a unidade básica de saúde. “O planejamento destas ações do PSE considera: o contexto escolar e social, o diagnóstico local em saúde do escolar e a capacidade operativa em saúde do escolar. O público beneficiário do PSE são os estudantes da Educação Básica, gestores e profissionais de educação e saúde, comunidade escolar e, de forma mais amplificada, estudantes da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica e da Educação de Jovens e Adultos (EJA)”, disse o ex-secretário.

Para o prefeito Zito Rolim, o principal objetivo do programa e da mobilização dos profissionais envolvidos é a redução das taxas de repetência e evasão escolares e facilitar o acesso da população à consulta oftalmológica e a óculos corretivos. “É um projeto muito bem elaborado e extremamente necessário. Nós sabemos que muitos casos de reprovação e evasão escolar são causados por dificuldades de aprendizado oriundas dos problemas na visão. Portanto, o Olhar Brasil está aqui em Codó, sendo realizado de forma muito consistente para atender aos alunos cadastrados no Programa Brasil Alfabetizado (PBA), voltado para a alfabetização de jovens, adultos e idosos, que é gerido pelo Ministério da Educação. Com esse trabalho, estamos garantindo a saúde visual de nossos estudantes e, consequentemente, um ensino melhor a todos”, finalizou o prefeito.