LOBÃO NO PLENÁRIO DO SENADODe O Estado – O senador e pré-candidato a governador do estado, sickness Lobão Filho (PMDB), fará a sua primeira incursão ao interior do estado pela Região Tocantina. A decisão do peemedebista tomou por base a aliança política que era mantida pelo prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira (PSDB), com o ex-secretário de estado da Infraestrutura Luis Fernando Silva (PMDB), até então candidato ao Executivo estadual.

Logo após a desistência de Luis Fernando, Madeira declarou que se sentia desobrigado a seguir uma segunda candidatura. “Meu compromisso era com o Luis Fernando”, explicou.

Lobão, no entanto, já entrou em contato com o tucano, que passou a semana fora do país, e deverá nos próximos dias seguir para Imperatriz. “A nossa primeira viagem será para a Região Tocantina. Vou conversar com o Madeira, com as lideranças da região e com a população. Ainda não definimos data, mas é certeza de que o meu primeiro compromisso será lá”, assegurou.

Sebastião Madeira é aliado da governadora Roseana Sarney (PMDB) e atuava como o principal articulador político de Luis Fernando na Região Tocantina. Ele presentava o peemedebista a lideranças municipais e o conduzia a acordos políticos, inclusive com prefeitos de oposição.

A atuação do tucano ainda é vista como essencial e estratégica para o grupo, uma vez que ele dispõe de credibilidade entre a classe política e tem livre trânsito entre governistas e oposicionistas da região.

E é justamente esse o motivo da mobilização e da decisão de Lobão Filho em buscar entendimento com Madeira. Para esta missão, o peemedebista deve contar com intermediação de Roseana Sarney e do ministro de Minas e Energia, Edison Lobão (PMDB).

Sebastião Madeira contava com o aval de toda a cúpula estadual do PSDB para manter o seu apoio a Luis Fernando Silva para as eleições 2014, independentemente do caminho seguido pela legenda. Até a semana passada, o partido ainda não havia decidido que rumo seguir nas eleições. O aval a Madeira se dava justamente por conta de sua consolidação e força política junto à direção nacional da sigla. Na última terça-feira, o PSDB decidiu se juntar ao PCdoB de Flávio Dino para a eleição de outubro. Teoricamente, independentemente da aliança com Dino, o tucano permanece com carta branca no PSDB para discutir e definir que rumo seguir nas eleições.