Ícone do site Blog do Jorge Aragão

Mobilidade urbana em São Luís

edivaldocanindeA Prefeitura de São Luís planeja uma série de ações de mobilidade urbana de impacto para superar os problemas que têm gerado congestionamento na cidade e travado o sistema de transporte público. Um conjunto de medidas, view com ações, sales intervenções e implantação de novas ferramentas, seek será colocado em prática nos próximos meses, possibilitando melhorar o fluxo do trânsito, garantir segurança aos usuários do transporte público e, consequentemente, a qualidade de vida da população.

Ao dar posse ao novo secretário de Trânsito e Transportes, Canindé Barros, o prefeito Edivaldo Holanda Júnior solicitou respostas rápidas para superar o colapso iminente do sistema de trânsito e transporte público urbano. A maioria das ações adotadas é de caráter emergencial. “A mobilidade urbana é uma prioridade em nossa gestão. As ações se somarão às obras estruturantes, que virão em seguida para reforçar nosso compromisso com a melhoria da qualidade de vida em nossa cidade”, afirmou o prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior.

As medidas adotadas pela Prefeitura antecipam obras estruturantes, como a construção do corredor de transporte de São Luís. Os recursos para construção do corredor e investimentos em obras de mobilidade urbana foram garantidos pela presidente Dilma Rousseff durante lançamento do PAC 2 Mobilidade Urbana. O corredor vai ligar o bairro do São Francisco a Cohab, num percurso de pouco mais de 10 quilômetros, com faixa exclusiva para ônibus.

O corredor vai utilizar uma planta comum do governo do estado e Prefeitura de São Luís encaminhada ao Ministério das Cidades que, sem ônus, elabora estudo de viabilização técnico-econômica do transporte coletivo na capital maranhense. A Prefeitura de São Luís aguarda o Ministério dos Transportes concluir o estudo de viabilização econômica do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).

Um diagnóstico realizado por técnicos da Secretaria de Trânsito e Transportes (SMTT) aponta a necessidade imediata do processo de remodelagem do transporte público. O procedimento está em curso desde o início deste ano.

A atualização da bilhetagem eletrônica e instalação de biometria facial se projetam como uma das medidas emergenciais para drenar a evasão de recursos dos cofres da Prefeitura de São Luís causada pela fraude. Segundo o diagnóstico, R$ 2,5 milhões são desviados mensalmente do sistema de transporte.

Modificações de trechos que convergem para o centro a partir de bairros como Anil e Renascença, encampada no grupo das ações de curto prazo, serão adotadas com propósito de aumentar a velocidade média nos principais corredores de trânsito da cidade.

A melhoria da qualidade dos serviços prestados pela SMTT inclui ações continuadas, como a substituição de abrigos deteriorados em pontos de ônibus e instalação de novos. Até o final deste ano, a Prefeitura planeja instalar 220 novos abrigos. No ano passado, foram colocados 80 novos equipamentos.

Os novos modelos, com maior capacidade de oferecer conforto aos usuários do transporte público, começaram a ser instalados na região do centro histórico da cidade. Até o mês de junho serão implantados 50 novos abrigos nos principais corredores e vias de transporte.

O secretário da SMTT adianta algumas modificações emergenciais a serem adotadas dentro dos próximos dias para dar maior agilidade ao trânsito. “Será estabelecida mão única na rua do antigo Jaguarema, sentido da Avenida Santos Dumont, e também na Rua do Aririzal”, pontua o secretário. Ele ainda citou criação de corredores exclusivos para ônibus, táxis e carros pesados, instalação de novos jogos semafóricos e adoção de retornos de quadras.

Além disso, a Prefeitura de São Luís iniciou a construção da ponte Pai Inácio, no bairro do Turu, a fim de proporcionar melhorias no trânsito da cidade. A ponte ligará a Rua General Arthur Carvalho à Travessa Nossa Senhora da Vitória (Parque Vitória). As obras, que envolvem a revitalização urbana da área, incluem a construção de acessos urbanizados e a reconstrução do Canal do Rio Gangam.

A Ponte Pai Inácio terá 15 metros de comprimento, estrutura de concreto armado e contará com vias de passeio de pedestres urbanizadas nos dois sentidos do trecho, facilitando o fluxo de veículos nos horários de pico. O sistema de drenagem foi concluído pela Semosp em 2013 e este ano serão executados os serviços de terraplanagem e pavimentação.

Sair da versão mobile