geraldocastromarcoA Prefeitura de São Luís, cheap por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), viagra iniciou esta semana a elaboração de um diagnóstico das necessidades de formação do corpo pedagógico da rede municipal de ensino, através do Encontro de Formação de Gestores. As atividades tiveram início nesta quarta-feira (9) e continuam até esta sexta-feira (11).

O objetivo da capacitação é diagnosticar as principais necessidades dos educadores no dia a dia escolar no que diz respeito à formação. A conversa frequente com o corpo técnico pedagógico das escolas de São Luís faz parte da política de educação do município, conforme diretrizes do prefeito Edivaldo Holanda Júnior. Os encontros estão sendo operacionalizados pelo Centro de Formação do Educador e realizados no auditório da Unidade de Ensino Básico (U.E.B.) Luís Viana, na Alemanha. Participam das reuniões professores e coordenadores pedagógicos das unidades de ensino.

O secretário municipal de Educação, Geraldo Castro, destacou a importância do diálogo para o planejamento adequado das ações. “A gestão do prefeito Edivaldo Holanda Júnior pauta-se no diálogo com a população para definir as suas linhas de desempenho. Com os gestores escolares não é diferente: é a partir desses debates que vamos poder oferecer formação de acordo com o que a nossa rede tem demandado”, disse Castro.

“Teremos conhecimento da noção de formação continuada que os gestores têm. A partir daí, vamos montar um planejamento a médio e longo prazo, que será desenvolvido de acordo com as conclusões e resultados obtidos”, explica Patrícia Torres, especialista do Centro de Formação. “Nosso objetivo hoje é que eles sejam ouvidos, para posteriormente montarmos nosso plano de ação. O benefício final ficará para os alunos, que vão dispor de mais qualidade no ensino”, disse ela. Segundo a especialista, há perspectivas de elaboração de calendários também para os próximos anos.

Participante das mesas de discussão, Jocinete Costa Sá de Oliveira comenta que o programa contribuiu para sua atualização e crescimento no magistério. “É muito importante termos dimensão dos desafios que cada um dos nossos colegas tem pela frente. Estamos avaliando o que foi visto em outras oportunidades, em 2013, e fazendo projeções para 2014”, conta a docente. Entre os benefícios das qualificações, Jocinete destacou a adoção de metodologias e procedimentos mais viáveis dentro das escolas, desde o setor pedagógico até o administrativo e financeiro.