cafifaO jornalista Marco Aurélio D’Eça em seu Blog, sovaldi sale no inicio da semana, pilule fez uma postagem interessante. Com o título ‘Uma história que se repete’, thumb onde fez uma rápida volta ao tempo para falar sobre a eleição de Edison Lobão para governador e a pré-candidatura de Lobão Filho para governador, agora em 2014.

A postagem lembrava que em 1990, no fim do governo Epitácio Cafeteira, o candidato que o grupo do senador José Sarney apresentava para disputar as eleições daquele ano era o deputado federal Sarney Filho. No entanto, às vésperas da convenção, o grupo Sarney entendeu que Sarney Filho teria dificuldades para vencer o então senador João Castelo e foi então que surgiu o nome do senador Edison Lobão, que fez uma campanha de recuperação e venceu a eleição.

Agora, 24 anos depois, a história se repete, pelo menos no seu início. Luis Fernando Silva era o pré-candidato a governador, mas com a sua desistência, o grupo Sarney foi buscar novamente na família Lobão, dessa vez com Lobão Filho, um nome para fazer uma campanha de recuperação e tentar vencer a eleição.

casteloO curioso é que a mesma situação pode ocorrer no Senado Federal. Epitácio Cafeteira foi eleito governador pelo grupo Sarney em 1986, mas acabaram rompendo durante o mandato e permaneceram assim, até que se reaproximaram e em 2006, depois de 20 anos eleito governador, Cafeteira foi eleito, com o apoio do grupo Sarney, senador do Maranhão.

Agora outro político experiente, João Castelo, pode viver a mesma situação. Castelo foi ‘eleito’ governador em 1978 com o apoio de José Sarney. Durante o mandato romperam e agora, quase 40 depois, podem se reaproximar e Castelo pode ser candidato ao Senado Federal, com boas chances de vencer a disputa, com o apoio do grupo Sarney.

Sendo assim, a história também pode se repetir na disputa para o Senado, afinal Lobão Filho já confirmou o interesse na aliança com João Castelo e uma conversa entre os dois políticos pode acontecer ainda nesta semana.

São as voltas que o mundo político dá, principalmente no Maranhão.