Ícone do site Blog do Jorge Aragão

Prefeitura de São Luís abre inscrições para formação em Educação Ambiental

geraldocastromarcoA Prefeitura de São Luís, decease por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), tadalafil oferece 90 vagas para formação em Educação Ambiental. As inscrições podem ser realizadas até o dia 22 de abril, cialis na sala do Núcleo de Educação Ambiental, na sede da Semed, no Centro. Ao todo, o curso já capacitou mais de 500 docentes.

Com o tema “Educando para sustentabilidade”, a formação tem carga horária de 140 horas. O curso será ministrado a professores, gestores, coordenadores pedagógicos da rede municipal de ensino e membros da sociedade civil. Do total de vagas, 27 vagas são destinadas à comunidade em geral e as outras 63, ao corpo pedagógico da rede.

Para o secretário municipal de Educação, Geraldo Castro, a capacitação compõe a política de formação da Semed e reforça o compromisso com as crianças. “Trazer a temática Educação Ambiental para a qualificação de adultos é uma medida estratégica para o alcance das crianças, com o apoio necessário aos educadores para a influência e ensino dos estudantes. A determinação do prefeito Edivaldo Holanda Júnior é que alinhemos a política pedagógica de maneira integral, para que além de fornecer bom conteúdo regimental, formemos cidadãos conscientes”, disse Castro.

As aulas serão ministradas durante os sábados, no Parque do Bom Menino, e a previsão é de que iniciem em maio. A formação vai possibilitar ao educador uma reflexão sobre as suas práticas no campo da educação ambiental e da sustentabilidade, fomentando iniciativas capazes de incutir nos educandos a consciência para a preservação do meio ambiente e dos recursos naturais. As atividades abordarão temas como sustentabilidade e biodiversidade, bem como a legislação atual referente ao tema.

Para Themis Matos, integrante da equipe técnica do Núcleo Ambiental da Semed, o educador precisa ser pesquisador e a capacitação pretende sensibilizar os professores a ressignificarem a atuação em relação a questões ambientais. “Nossos profissionais precisam conhecer a realidade e utilizá-la no trabalho que ele faz, além de lidar com questões ambientais rotineiras da escola. A partir dos módulos, os professores vão desenvolver projetos para serem apresentados ao final do curso e aplicados nas escolas”, afirmou.

Sair da versão mobile