astrodeogumO presidente em exercício da Câmara de Vereadores de São Luís, pills Astro de Ogum (PMN), stomach assegurou que até a sexta-feira (04), try os legisladores municipais irão decidir se pedem ou não a Justiça à reintegração de posse do prédio público.

Alguns militares estão ocupando, desde a semana passada, o estacionamento da Câmara de São Luís. Por conta desta ocupação, o parlamento municipal não vem realizando nenhuma Sessão Ordinária na Casa. Astro de Ogum assegurou que ainda aguarda um desfecho ‘amigavel’ entre as partes.

“Não queremos confrontos. Sabemos que ali estão policiais armados e que podem entrar em confronto com outros policiais. Nós vereadores estamos conversando com o comando de greve para resolver da melhor forma. Vamos sentar e conversar até onde for possível”, afirmou Astro de Ogum, ao jornal O Estado do Maranhão.

No entanto, três situações podem ‘obrigar’ o legislativo municipal a pedir a reintegração de posse do prédio público. A primeira delas foi a eventual saída do senador João Alberto das negociações com os militares grevistas. Segundo o senador, os membros do movimento grevista deixaram de buscar o diálogo.

“Eles não nos procuraram mais e eu não vou mais buscar contato até mesmo porque não temos mais o que discutir. O aumento foi concedido e não há mais o que negociar”, disse João Alberto também ao O Estado do Maranhão.

Além disso, o movimento de alguns militares pode perder o sentido já a partir do próximo sábado (05), por conta da legislação eleitoral, que impede a concessão de revisões salarias, tanto para baixo quanto para cima, a todos os servidores públicos.

A legislação eleitoral, que abrange os servidores públicos, tem como objetivo básico e principal evitar que qualquer concessão de benefícios venha a influenciar no resultado das eleições. Ou seja, se não tiver nenhum acordo até a sexta-feira, os militares em greve não conseguiram nenhum reajuste imediato, como desejam.

Vale lembrar ainda, que a eleição para a Mesa Diretora da Câmara de Vereadores está marcada para a segunda-feira (07) e os legisladores municipais não querem adiar a votação, que deve eleger Astro de Ogum como presidente, para o biênio 2015/2016.

A ação de reintegração de posse já está pronta e assinada pelos parlamentares e, se não houver acordo para que os militares deixem o estacionamento do prédio público, a tendência é que o pedido seja impetrado no fim de semana.