onibusgaragemDo G1 – O presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Maranhão (Sttrema), Dorival Silva, anunciou que a categoria continuará a paralisar suas atividades a partir das 18h. A decisão aconteceu no início da tarde, após representantes do sindicato receberem uma promessa de reforço no policiamento

A medida é válida até a tarde de terça-feira (1º/4), quando haverá uma nova reunião para avaliar o movimento. Segundo Silva, não há segurança suficiente para que os profissionais exerçam suas atividades. Desde a última sexta-feira (29) a categoria paralisa suas atividades a partir das 18h e só retorna às ruas por volta das 4h do dia seguinte.

“O comando da polícia nos passou que haverá maior policiamento, mas não vemos uma estrutura adequada no sistema da PM para fazer um bom trabalho”, disse Silva à Rádio Mirante AM.

Uma das reivindicações do Sttrema é que as blitze da operação ‘corredor seguro’ sejam intensificadas. “Foi criado há dois meses o corredor seguro, com 17 viaturas. Hoje tem apenas nove. Nós queremos que haja condições do motorista, cobrador, ir para o seu trabalho e voltar para casa em segurança”, argumentou.

Segundo os rodoviários, a PM propôs reforçar a segurança com viaturas nos terminais de integração e nos pontos de ônibus onde mais vêm ocorrendo assaltos. O sindicato contabiliza que, no primeiro trimestre deste ano, foram registrados 153 assaltos nos coletivos na Região Metropolitana de São Luís. O número já é maior do que o registrado em todo o ano passado.

No domingo, o comando da PM anunciou que a Ronda Ostensiva Tático Móvel (Rotam) atue fortemente no combate a assaltos a ônibus, sequestros relâmpagos e “saidinhas bancárias”, dando segurança também aos usuários dos Terminais de Integração de São Luís (Praia Grande, Cohama, Cohab e São Cristovão).