Vacinas já estão à disposição em São Luís / Flora Dolores

Vacinas já estão à disposição em São Luís / Flora Dolores

Hoje é dia de vacina! Desde as 8h até as 17h, seek todos os postos de saúde de São Luís, e mais pontos montados em shoppings da cidade, estarão realizando a imunização contra o sarampo. O Dia D, como foi batizado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus), faz parte da campanha que está sendo realizada em todas as capitais e regiões metropolitanas do Nordeste, em decorrência do surto da doença que acometeu estados nordestinos em 2013 e agora, no início deste ano, especialmente Pernambuco e Ceará.

Para hoje, de acordo com Rita de Cássia Carneiro, coordenadora de imunização da Semus, serão 66 postos nos quais crianças de 6 meses a 5 anos poderão receber a dose da Tríplice Viral. Quem quiser, poderá colocar em dia a carteira de vacinação, já que outras vacinas também estarão disponíveis.

A meta da campanha em São Luís é vacinar 71 mil crianças, até o dia 14, e para chegar a esse número, a partir da próxima semana, será feita a vacinação dentro de creches e escolas. A Semus já está fazendo o levantamento das unidades e da quantidade de alunos que devem receber as doses. O Ministério da Saúde disponibilizou 74 mil doses para a capital.

Campanha – A campanha de imunização contra o sarampo começou em 24 de fevereiro e é restrita a capitais e regiões metropolitanas. Em 2013, foram notificados 192 casos confirmados de sarampo, 173 apenas em Pernambuco. Este ano, já foram feitas 61 notificações no Ceará e quatro em Pernambuco. Todos esses casos são importados, ou seja, acabaram chegando aos estados vindos de outros países, principalmente da Europa.

A intenção, nos quatro municípios que compõem a Ilha de São Luís e Alcântara, é de imunizar 95% das 98.504 crianças de 6 meses e 5 anos, para isso 100 mil doses foram enviadas ao estado. Até quem já tomou a vacina anteriormente deve comparecer a um posto de saúde. A escolha da idade, de acordo com a nota técnica divulgada pelo Ministério da Saúde, é por causa do índice de infecção, já que 53% dos casos identificados até agora foram em bebês de 6 meses a 1 ano.

A secretária Municipal de Saúde, Helena Duailibe, garantiu que o estoque recebido é suficiente para atender as 73.939 crianças da capital. Afirmou ainda que não existe perigo de uma epidemia da doença na cidade, uma vez que o sarampo é considerado controlado no estado, diante dos números de doses aplicadas anualmente, fora o fato que uma ampla campanha estar pronta para prevenir qualquer incidência na cidade. O secretário de saúde de São José de Ribamar, Rodrigo Valente, também garantiu a logística necessária para fazer a campanha.

De O Estado