igor-lago-PPSDe O Estado – O médico Igor Lago (PPS), ed filho do ex-governador Jackson Lago, prescription afirmou que, apesar de ainda não ter conversado com a deputada estadual e pré-candidata ao Governo do Estado, Eliziane Gama (PPS), sobre uma possível aproximação política da parlamentar com o pré-candidato Flávio Dino (PCdoB), espera que ela mantenha o projeto de candidatura ao Executivo nas eleições de outubro, como foi acertado com os dissidentes do PDT que se filiaram no PPS em 2013.

Nas últimas três semanas, foram inúmeras as informações nos bastidores de que a popular-socialista teria se aproximado de Flávio Dino após convite para que ela ocupasse espaços na chapa majoritária comunista. Gama negou a aproximação.

Em entrevista a O Estado, Igor Lago evitou fazer qualquer tipo de crítica a Eliziane, mas deixou claro não concordar com uma possível aliança da parlamentar com Dino ou com o grupo governista, que tem como pré-candidato o secretário de Estado da Infraestrutura, Luis Fernando Silva (PMDB). Para ele, Gama precisa compreender o seu espaço e o seu momento na política e manter o projeto de candidatura ao Palácio dos Leões.

Igor Lago afirmou que o estado precisa de uma alternativa, que em sua análise não é possível ser vista nas outras duas pré-candidaturas expostas à população. “Há milhares de eleitores órfãos no estado e que não se identificam com nenhuma das duas candidaturas apresentadas. Eliziane é uma deputada estadual de segundo mandato, vem do meio do povo, uma mulher de trajetória pessoal reveladora, lutadora, e tem aí um grande desafio pela frente. Precisa tão somente manter a capacidade de discernir o momento político em que o estado está vivendo”, disse.

Dissidente do PDT justamente pelo fato de o partido ter sido conduzido pelo deputado federal Weverton Rocha para uma aliança com Flávio Dino, Igor Lago disse não conseguir enxergar vantagens políticas ou de cunho social para o PPS, numa possível aliança do partido com o PCdoB. “Vejamos as candidaturas no Maranhão. Existe a do grupo governista, que já estamos acostumados a ver a sua forma de fazer política, e as oposições. A oposição que está aí [Flávio Dino], disputando com o grupo situacionista, em nada se diferencia do governo. Essa é a minha visão, não sei qual é a dela [Eliziane]. Essa oposição [comunista] não tem caráter democrático e beira ao fascismo em alguns aspectos, como na sua área profissional. Portanto, não me identifico com nenhum dos dois lados [grupo governista e oposição liderada por Flávio Dino]”, disse.

Diálogo – O médico, pré-candidato a deputado federal, afirmou que ainda não foi procurado por Eliziane Gama para tratar do assunto. Mas assegurou que, caso seja procurado, discutirá com ela e com os membros do PPS a questão da manutenção da candidatura própria da legenda. Em sua avaliação, esse é o único caminho do partido para as eleições.

Procurada por O Estado, Eliziane Gama negou que haja qualquer tipo de aproximação política entre ela e Flávio Dino e assegurou que disputará o comando do Palácio dos Leões. “Nossa candidatura está mantida e não há outro debate nesse sentido. O PPS tem candidatura própria. Quanto às coligações, o PPS nacional e a Rede de Sustentabilidade estão nos ajudando na construção”, afirmou.