pinheiro12

Consagrado como um dos melhores carnavais do Maranhão, o município de Pinheiro já está com quase tudo pronto para receber os foliões. A expectativa é de que cerca de 30 mil pessoas por dia marquem presença nos circuitos da folia. Com o tema ‘Uma Explosão de Cores e Alegria’, o Carnaval de Pinheiro abre espaço para todos os ritmos e cores, apostando mais uma vez na alegria e na tranquilidade.

“Com muito esforço, a Prefeitura de Pinheiro está oferecendo a melhor estrutura possível para que os visitantes e as famílias pinheirenses tenham um Carnaval grandioso e feliz, a altura das nossas tradições”, explica o prefeito Filuca Mendes. “O nosso desejo é que a festa transcorra em clima de paz e com a alegria que sempre foi o nosso diferencial”, acrescenta o prefeito.

pinheiroProgramação – A programação, que começa no dia 28, sexta-feira e segue até terça-feira, dia 04/03, acontece em três circuitos instalados no bairro de São Benedito [a partir de 15 horas], na Praça da Matriz [a partir de 17h] e na Praça Sarney [a partir de 20h30].

Como já é tradição, a programação reúne atrações locais e grandes nomes do carnaval. “Nos cinco dias de folia, teremos uma programação com atrações diversificadas em vários pontos da cidade, valorizando também o talento da terra e as tradições da nossa gente”, frisa Filuca Mendes.

Este ano se apresentam no carnaval pinheirenses as seguintes atrações: Swing na Veia, Tiaguinho, Patchanka, Gala de Luxo, Jheremias, Furacão, Levanoiz, Chicana, A Xerife, Forró Turbinado e Forró Estourado, que se revezam com atrativos locais – as bandas Tricha, Traíra de Óculos, Pinicão, Mel na Saia e a Bandida, que participa do arrastão de encerramento junto com o Bloco das Patifas.

Segurança – Para garantir a segurança dos brincantes, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e as Delegacias Municipal e Regional de Pinheiro devem atuar com o efetivo máximo, com ações preventivas e de orientação aos foliões. Esquema especial de segurança está sendo montado no entrono dos três circuitos. Também foi planejado um esquema de recepção aos visitantes no Portal de Entrada da cidade e na rede hospitalar. Equipes das secretarias de Cultura e Saúde estarão nos principais locais da festa distribuindo panfletos com a programação e telefones úteis, além de preservativos.

Patifas – O encerramento da festa acontece na terça-feira de carnaval [dia 04/03], com o 13º Desfile de Gala do Bloco das Patifas. O bloco promete ser a sensação do carnaval de Pinheiro mais uma vez. Este ano acontece também o II Grande Encontro, reunindo As Patifas e a Bandida.

Entre 25 e 30 mil foliões fantasiados de mulher, desfilando descontração e irreverência, são esperados na terça-feira gorda pelas ruas de Pinheiro, no desfile das Patifas.

O Carnaval de Pinheiro está sendo realizado pela Prefeitura Municipal, com apoio do Governo do Estado, patrocínio da Skol e Caninha do Engenho e produção da Sofesta.