carnavalA programação do “Carnaval do Maranhão – É só alegria no coração”, online promovida pelo Governo do Estado e realizada pela Secretaria de Estado da Cultura (Secma), será aberta nesta sexta-feira (21) com Cortejo Deodoro-Praia Grande, que terá participação de grupos carnavalescos desfilando pelas ruas do Centro Histórico de São Luís, a partir das 17h. E o roteiro da folia no fim de semana prosseguirá movimentado.

No sábado (22) e domingo (23), haverá apresentações nos espaços Viva, a partir das 18h. Já no domingo (23), grupos farão a festa na Madre Deus e haverá show de Monobloco, na Praça Deodoro (Centro) – onde também haverá atrações nas quatro noites de folia oficial, com Daniela Mercury (dia 1º), Diogo Nogueira (2), Israel Novaes (3) e Paralamas do Sucesso (4), sempre a partir das 19h.

Para os shows, uma superestrutura foi montada na Praça Deodoro. Um palco com 30m de largura por 12 de profundidade, com modernos equipamentos de luz e som, receberá as atrações que farão a festança dos foliões. Painéis de led gigantes vão garantir a visão privilegiada de qualquer ponto da área.

Além disso, a Praça Deodoro ganhará segurança reforçada por um Centro Policial instalado no espaço, com presença de homens da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. Na área da saúde, para o caso de necessidade, haverá posto médico com equipes de plantão e ambulâncias. Dezenas de banheiros serão instalados na área.

Cortejo – Nesta sexta-feira (21), os grupos se concentram na Praça Deodoro, às 17h, seguindo pela Rua Grande com destino à Praia Grande, onde diversos grupos desfilam pelas ruas e outros se apresentam na Praça Nauro Machado, Canto da Cultura e na Praça da Faustina (espaço exclusivo do tambor de crioula).

Do cortejo Deodoro-Praia Grande, participam 16 agremiações entre blocos, escolas de samba e tribos de índio. Na lista, Tambor de Crioula de Antonio Pacheco; Tambor de Crioula de Leonardo; os blocos tradicionais Os Tremendões, Os Feras, Os Foliões, Os Brasinhas e Os Vampiros; os blocos alternativos Vagabundus du Jegue; Jegue Folia, Confraria do Copo; o bloco organizado Mocidade Independente Os Dragões da Madre Deus; Bloco Afro Aruanda, as escolas de samba Turma do Quinto e Favela do Samba.

Na Praça da Faustina, a partir das 18h, o público terá apresentação dos grupos de tambor de crioula de Dona Zeca; de Canuto; de Geralda Clemência; de Catarina Mina; de Maria Bárbara e de Erivaldo.

No Canto da Cultura, esquina das ruas Portugal e Estrela, o público terá apresentação começando às 18h com Tambor de Crioula de Apolônio e Tambor de Crioula de Clemente; blocos tradicionais Os Foliões, Os Brasinhas, Os Tremendões, Os Vampiros; Bloco Organizado Mocidade Independente Os Dragões da Madre Deus; blocos alternativos Vagabundus du Jegue e Confraria do Copo; Bloco Alternativo Jegue Folia; Bloco Afro Aruanda; escola de samba Favela do Samba e Turma do Quinto; Bloco Tradicional Os Feras e Show da Banda Mákina du Tempo.

Clique aqui e veja a programação completa