cesarpiresfevereiroA nova pesquisa divulgada pela DataM, pharmacy para as eleições de 2014, look não foi levada muito a sério na Assembleia Legislativa e foi alvo de duras críticas de parlamentares.

O primeiro a questionar o assunto foi o deputado César Pires (DEM). O Líder do Governo na Assembleia levantou questionamentos pertinentes sobre a pesquisa, o próprio instituto e não entendeu a discrepância entre duas pesquisas feitas pelo mesmo instituo no período de 15 dias.

“Essa pesquisa tem aberrações nunca vistas, uma pesquisa que fora feita há menos de 15 dias pelo mesmo instituto, é uma pesquisa em nível estadual, e aí traz aqui os dados 28 para Flávio Dino, 22 para Luís Fernando e 21 para Eliziane Gama. Em 15 dias, houve uma mudança grande aqui em São Luís, o Flávio Dino passou de 28 para 38, o Luís Fernando caiu de 22 para 9,4 e Eliziane Gama, talvez para não machucar minha amiga que eu acho que é uma política fantástica, derrubaram ela que caiu dos 21% para 17%”, afirmou.

César Pires também criticou o próprio DataM em diversos aspectos e assegurou que o DEM, seu partido, ingressará na Justiça Eleitoral para ter mais detalhes da pesquisa.

“Numa consulta feita à Delegacia Regional do Trabalho constata que a empresa não tem sequer um funcionário registrado, e mais, nem mesmo o estatístico que seria obrigatório por lei existe na Organização Empresarial Data M. Além disso, os preços cobrados são subfaturados. Isso pode ser constatado consultando os registros de outras empresas de pesquisas pelo Brasil afora, informado pelo próprio Tribunal Superior Eleitoral. Informo ainda que o DEM vai pedir os indicadores, 270 pessoas entrevistadas para um universo de um milhão e duzentos mil habitantes na pesquisa, me parece que estrangula qualquer sentimento de respeito à importância de uma pesquisa. Uma vergonha”, finalizou.

elizianegamaApartes – Os deputados Eliziane Gama (PPS) e Alexandre Almeida (PTN, em apartes, concordaram com Pires e também teceram críticas.

“Eu já vi, por exemplo, algumas pesquisas aqui em São Luís e fico às vezes até me questionando sobre qual é a sistemática, a metodologia desses institutos. Em algumas pesquisas, o nosso nome, por exemplo, chegou a aparecer até 28 pontos. Ao mesmo tempo, há outros institutos com 17 pontos, com 15 pontos, quer dizer, você vê uma diferença com 15 pontos. Eu acho que é uma diferença muito grande. Então assim, a responsabilidade de uma pesquisa eleitoral é fundamental no processo, porque pode trazer uma tendência e acabar dando um resultado diferenciado nas eleições. Queria lhe cumprimentar e deixar realmente este registro para mais uma vez alertar a população como um todo”, disse Eliziane.

O deputado Alexandre Almeida também foi no mesmo tom, criticando a tentativa de manipulação do eleitor através de pesquisas eleitorais e afirmou que isso apenas demonstra o desespero da Oposição.

“Todos nós sabemos que há uma indústria no Brasil de manipulação do eleitor e essa indústria começa a ser desmontada, inclusive no próprio TSE. Nesse sentido, só concluo um ponto, que é o desespero que a Oposição no Maranhão externa, porque já tentou criar vários mecanismos para de alguma forma movimentar o seu grupo político, mas nós percebemos que a cada dia a oposição fica mais, eu diria, desidratada e, consequentemente, nervosa e desesperada para tentar criar fatos políticos para que possam então criar uma nova musculatura. Parabéns deputado César Pires que com brilhantismo desmontou mais esse factoide”, disse Almeida, finalizando as críticas a nova pesquisa do DataM para as eleições de 2014.