pedrofernandesnova1A segunda etapa da formação inicial do programa Brasil Alfabetizado será realizada entre os dias 24 e 28 de fevereiro e terá como público alvo os alfabetizadores, generic alfabetizadores-coordenadores, store formadores e técnicos de educação dos municípios de Imperatriz, site Açailândia, Balsas e Barra do Corda. A formação será realizada pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por meio da secretaria adjunta de Projetos Especiais e da supervisão de programação e execução de Projetos Especiais.

A formação inicial do programa Brasil Alfabetizado integra o plano plurianual de alfabetização aprovado pelo MEC/FNDE. No Maranhão é realizada pela Seduc e o Instituto de Treinamento, Capacitação e Seleção de Pessoal (ITCSP), escolhido por meio de processo licitatório, para contribuir para a superação do analfabetismo levando-se em conta a heterogeneidade presente no grupo de alfabetizadores e coordenadores de turmas e a diversidade de suas experiências, histórias de vida e expectativas.

Nesse sentido, a formação é um processo contínuo, que requer constantemente avaliação, análise e reflexão da prática dos alfabetizadores e coordenadores de turmas.

A formação visa levar os participantes a compreender as teorias da prática de alfabetização de jovens, adultos e idosos, do campo e da cidade, apresentando domínio da metodologia e respeito à identidade do alfabetizando, demonstrar competência alfabetizadora através da vinculação teoria e prática no processo de formação e refletir sobre as concepções presentes nas práticas de alfabetização compreendendo o alfabetizando como sujeito do processo de construção de conhecimento.

Na primeira etapa da formação foram contemplados 2.340 alfabetizadores e alfabetizadores-coordenadores 54 formadores e técnicos de 46 municípios das unidades regionais de educação de Pinheiro, Chapadinha, Pedreiras, Codó e Viana. Mais informações pelo fone (98) 3235-6120 e em no blog: http://pbamaranhao.blogspot.com.br/

Gestores – Mais de 300 diretores adjuntos e supervisores escolares da rede estadual de ensino de São Luís participaram de capacitação, nesta quinta-feira (13), promovida pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), com vistas à implantação das diretrizes curriculares.

Realizada na Fundação da Memória Republicana (Convento das Mercês), a ação faz parte Programa Mais Ensino, resultado do acordo de cooperação técnica firmado entre Governo do Estado, Ministério da Educação (MEC) e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). A formação será realizada até esta sexta-feira (14).

A implantação das Diretrizes Curriculares nas 1.223 escolas da rede estadual de ensino tem como principal objetivo nortear o trabalho pedagógico, estabelecendo padrões de aprendizagem e de ensino a serem alcançados por todas as instituições de ensino da rede estadual.